Drummond em Chico Buarque: Um diálogo existencialista possível

Sinopse
A intertextualidade, hoje, é tema para estudo em diversas perspectivas teóricas, tanto na Lingüística Textual como na Teoria Literária. Os textos literários permitem a comprovação de que ao representar pensamentos e visões de mundo em suas obras, os autores fazem uso de discursos alheios para afirmação dos seus. Portanto, com base na leitura dos conceitos de Língua, Linguagem, Cultura, Sociedade, Texto, Contexto, Gêneros, Tipologias Textuais e Intertextualidade, é possível constatar, mediante leitura das obras do poeta Carlos Drummond de Andrade e do compositor de Música Popular Brasileira, referências implícitas e explícitas dos poemas nas canções, no que se refere à visão existencialista do não-ser, do filósofo Jean Paul Sartre. Em algumas composições, pode-se afirmar que a fonte de enunciação é declaradamente imputada ao poeta, mas em outros, a enunciação pode ser reportada a um parâmetro de semelhanças e diferenças. Salienta-se aqui que há excertos das canções nos quais enunciados do repertório do poeta são claramente identificados, devido à disseminação pública dos seus versos. Porém, em outras canções, a intertextualidade requer um olhar mais funcional, uma vez que as mesmas fazem alusão a alguns poemas e só se torna reconhecível àquele que tem conhecimento do texto-fonte e da visão filosófica abordada por ambos autores. O diálogo entre os poetas tornou-se possível porque existe, nas obras, um campo de atuação atemporal que atinge todos os produtores de textos.
Autor:
Joisia Goes
Formato:
doc
Tamanho:
532 KB
Ano:
2009
Enviado por:
Joisia Goes
Enviado em:
24/01/2012
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.