SINTRA - A História se fez jardim

Sinopse
SINTRA foi classificada pela UNESCO como Património Mundial, no âmbito da categoria de Paisagem Cultural, durante a 19ª Sessão do Comité do Património Mundial, reunido em Berlim. A decisão teve lugar às 11 horas e 5 minutos do dia 6 de Dezembro de 1995. A Vila de Sintra, situada na vertente norte da sua Serra, ocupa uma posição encantadora e é uma das mais majestosas e gloriosas Vilas de Portugal. A sua ocupação é de remota habitabilidade humana, construída pelos celtas e dominada depois pelos romanos que a classificaram de amante da Lua. Nos séculos X e XII, o seu Castelo, construído no cume de dois montes, teve importância militar pouco inferior à do Castelo de Lisboa. Várias vezes foi tomado por Cristãos e retomado por Mouros, até se entregar definitivamente aos Portugueses logo a seguir à conquista da Capital, em 1147. No princípio do século XV, o Rei D. João I fez várias obras nos Paços da Vila, escolhendo-o para moradia de Verão, e assim muitos actos e factos históricos lhes ficaram ligados para sempre. Ao longo dos séculos, Sintra foi enaltecida por famosos escritores, entre os quais é justo destacar Lord Byron, o primeiro e genial turista, cujos versos entusiásticos atraíram a este «glorioso eden» numerosos gravadores e pintores que depois espalharam os encantos de Sintra pelo mundo.
Autor:
Luc Reis e Maria Helena Reis
Formato:
doc
Tamanho:
360 KB
Ano:
2005
Enviado por:
Luc Reis
Enviado em:
02/09/2012
Reeditado em:
08/09/2012
Classificação:
seguro