BRUCELOSE BOVINA NA MICRORREGIÃO DE GUARABIRA - PB

Sinopse
Com o objetivo de analisar e refletir sobre a questão da Brucelose Bovina na Microrregião de Guarabira, bem como sobre a percepção dos produtores, criadores e vendedores de animais quanto a esta enfermidade, ao trabalho da Defesa Agropecuária e às responsabilidades compartilhadas de controle e erradicação desta preocupante zoonose, foram realizadas 29 entrevistas através de questionários aplicados aos produtores ou responsáveis por animais bovinos, chegando-se aos seguintes resultados: 48,28% dos entrevistados possuem o Ensino Fundamental incompleto, 31,03% são analfabetos e 13,79% disseram ter o ensino médio completo. A maioria, ou seja, 51,72% não souberam informar quais eram os sintomas da brucelose, impossibilitando a colaboração no controle e na notificação da enfermidade que é obrigatória, 17,24% responderam que a vaca não engravida e 10,34% falaram que há a repetição de cio. Perguntou-se aos investigados se estes realizavam testes de brucelose e tuberculose 72,41% responderam que não, 20,69% disseram que sim, e apenas 6,9% falaram que sim, apenas quando vão vender para projetos do banco. A partir de janeiro de 2012 todos os produtores de leite do Nordeste deverão cumprir a Instrução Normativa 51 que dentre outras medidas, haverá o controle rigoroso da brucelose e tuberculose: a propriedade deve cumprir normas e procedimentos de profilaxia e saneamento com o objetivo de obter certificado de livre de brucelose e de tuberculose.
Autor:
MAGAL MELO
Formato:
pdf
Tamanho:
4 MB
Ano:
2011
Enviado por:
MAGAL MELO
Enviado em:
30/09/2012
Classificação:
seguro