TRIFORMA TEKSTARO DE ESPERANTO (NAUA LECIONO) (LA PARTICIPOJ)

Sinopse
Amigos, Nesta quinta lição, exploramos todos os particípios e suas locuções com o verbo auxiliar ESTI, no presente, passado e futuro. Em grande parte das vezes, o verbo simples preenche claramente a necessidade expressional. Por exemplo, MI SKRIBAS pode ser tão claramente usado ou compreendido quanto MI ESTAS SKRIBANTA. A necessidade pode surgir mais é nas situações pretéritas ou futuras, embora não em todas as situações. Só cada situação concreta é que vai dizer, praticamente na intuição, a necessidade, ou não, do uso do verbo simples ou da locução participial (verbo auxiliar + particípio), em nome da clareza de descrever uma ação em um tempo dentro de outro tempo. Estatisticamente nem todas as locuções participiais são vistas frequentemente na prática linguística, a exemplo de ESTIS -INTA (equivalente ao pretérito mais-que-perfeito) e ESTOS -ONTA (equivalente ao que podemos chamar de futuro mais-que-perfeito). Por isso, nos exercícios a seguir, eles serão pouco explorados. Entretanto, como possibilidades linguísticas e realidades gramaticais, utilizaremos nesta lição todas as locuções possíveis, pelo menos a título de divertida ginástica mental.
Autor:
Josenilton kaj Madragoa
Formato:
doc
Tamanho:
231 KB
Ano:
2014
Enviado por:
Josenilton kaj Madragoa
Enviado em:
11/05/2013
Reeditado em:
09/07/2014
Classificação:
seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.