Jose Lins do Rego e Augusto dos Anjos. Os Usos da Ficção Literária

Sinopse
A cidade monstro: Jose Lins do Rego e Augusto dos Anjos. Os Usos da Ficção Literária na Verdade da História Resumo: Faremos a exposição de um fenômeno que ocorre na Literatura e na História: a narração do declínio da sociedade de cultura açucareira no nordeste brasileiro. Na biografia do “moleque Ricardo”, realizada por José Lins do Rego, iremos ler a ocorrência dos processos de mudanças técnicas e materiais no mundo açucareiro: pela memória de Ricardo irá nascer do engenho o mostro Usina. Nas obras, Moleque Ricardo(1935) e Usina(1936), vemos José Lins do Rego, entrar em nossa discussão da validade da ficção literária, cujo objetivo será questionar o diálogo existente nas ciências humanas da validade da Literatura, e seus usos científicos na História. Memória e poesia serão nossas respostas ao erro social que é verificado no preconceito que a comunidade acadêmica demora em não abandonar. José Lins do rego e Augusto dos Anjos são nossos maiores amigos na análise da biografia do moleque Ricardo, e não esquecendo nossos teóricos acadêmicos que discutem e orientam quando buscamos articular a liberdade nas representações da arte, da cultura popular, e das ciências. Ricardo, negro, pobre, marginalizado, revoluciona o mundo agrário açucareiro através da tragédia humana que abate sua existência, em conceitos vitais para as ciências como Imaginário e Representações nestas relações que ocorrem entre História e Literatura.Palavras Chaves: Verdade e Ficção, História e Literatura.
Autor:
SB Sousa
Formato:
doc
Tamanho:
71 KB
Ano:
2008
Enviado por:
SB Sousa
Enviado em:
05/10/2013
Reeditado em:
19/01/2024
Classificação:
seguro