Tito e Filemom

Sinopse
Apesar da epístola a Filemom figurar no Cânon imediatamente após a de Tito, a mesma foi escrita antes, quando Paulo se encontrava em seu primeiro aprisionamento em Roma. Nesta carta Paulo apela junto a Filemom em favor de um escravo fugitivo chamado Onésimo que havia se convertido a Cristo. Já a epístola a Tito foi escrita no mesmo período de I Timóteo, quando Paulo desfrutou de um período de liberdade entre a primeira e segunda prisão em Roma. Em Tito, quanto em I a Timóteo são destacadas especificamente as qualificações exigidas para o exercício do ministério de pastores e diáconos. As epístolas de Tito e I Timóteo foram escritas próximo do final do ministério de Paulo, e havendo a preocupação de manter a ordem e a disciplina na Igreja, para que ela continuasse cumprindo o papel que lhe fora designado pelo Senhor na terra, Paulo enviou estas epístolas a seus cooperadores mais próximos, Timóteo e Tito, que receberam na época o encargo de nomear presbíteros para as igrejas de Éfeso, e Creta, respectivamente, agindo na ocasião, como superintendentes interventores, em face da heresia que havia penetrado naquelas igrejas. E o combate ao erro seria feito principalmente nomeando-se pessoas qualificadas para ensinarem a sã doutrina, que reforçariam a liderança das igrejas sendo nomeados presbíteros para manterem a disciplina e a ordem, no Senhor.
Autor:
Silvio Dutra Alves
Formato:
pdf
Tamanho:
454 KB
Ano:
2016
Enviado por:
Silvio Dutra Alves
Enviado em:
12/03/2017
Classificação:
seguro