ESPIRITISMO E SINCRETISMO RELIGIOSO - Panorama histórico - Apresentação PPT

Sinopse
APRESENTAÇÃO PPT da palestra supra, que trata das relações históricas e doutrinárias entre o Espiritismo — doutrina dos Espíritos Superiores, ditada a Allan Kardec, em meados do Século XIX, na França — e o Sincretismo religioso afro-brasileiro — processo histórico de amalgamação de elementos mitológicos, culturais e religiosos, de povos africanos, indígenas brasileiros e portugueses católicos, e, posteriormente, de práticas do Espiritismo e de elementos oriundos de doutrinas orientais. Esse processo teve início na África, em tempos anteriores aos anos 1500. Transplantado para o Brasil em meados do Século XVI, até meados do Século XIX foi longamente fecundado pela mitologia e costumes indígenas, e bem assim pelo religiosismo católico dos portugueses. No final do Século XIX, recebeu contribuições do Espiritismo, depois, no final do Século XIX e início do Século XX, sofreu influências de doutrinas esotéricas, redundando nas chamadas religiões do sincretismo afro-brasileiro, como são denominadas em âmbito de estudos acadêmicos da antropologia. A seguir, damos um panorama histórico desse processo e adicionamos informações básicas sobre o Espiritismo e as principais religiões afro-brasileiras. Ao final, mencionamos alguns fatos ocorridos nos primórdios do surgimento do Espiritismo no Brasil, na Bahia e na Capital Federal (Rio de Janeiro).
Autor:
Guimaguinhas
Formato:
pdf
Tamanho:
2 MB
Ano:
2017
Enviado por:
Guimaguinhas
Enviado em:
26/06/2017
Reeditado em:
03/07/2017
Classificação:
seguro