MONSENHOR JOSÉ JOÃO,50 ANOS DEPOIS

Sinopse
A história da matriz do Divino Espírito Santo registra que é a última grande construção de cunho religioso católico feito no século XIX na Várzea do Paraíba, obedecendo às normas estruturantes da arquitetura no estilo barroco brasileiro, financiada através de doações dos fiéis e da classe dominante. Somente em 03 de março de 1904, a autoridade eclesiástica da Paraíba em nome da Santa Sé Romana desmembrou a referida paróquia da de Nossa Senhora Rainha dos Anjos (São Miguel de Taipu). Até então a comunidade católica de Cruz do Espírito Santo não tinha vigário e sim padres visitantes que celebravam pelas capelas das fazendas e engenhos a convite de seus proprietários. Um exemplo disso, é a própria presença do padre Firmino Herculano de Figueiredo, vigário de Santa Rita e sonhador e/ou mentor principal da edificação do prédio monumental que é a Matriz do Divino Espírito Santo (1884). E até porque somente em 3 de janeiro de 1904 foi criada a paróquia de Cruz do Espírito Santo, diante do desmembramento da freguesia de Nossa Senhora Rainha dos Anjos (São Miguel de Taipu), quando foi nomeado assim o primeiro vigário na pessoa do Padre José João Pessoa da Costa, nascido na cidade de Areia, Estado da Paraíba, aos 9 de maio de 1878 e faleceu em Cruz do Espírito Santo/PB, em 13 de setembro de 1964 e encontra-se sepultado na Igreja Matriz da referida cidade. O Padre José João, foi ordenado com 23 (vinte e três) anos de idade em 1901 e era filho de desembargador.
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
6 MB
Ano:
2016
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
11/07/2018
Reeditado em:
13/08/2018
Classificação:
seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.