ALCIDES BALTAR, O POETA

Sinopse
[...] Assim sendo, ainda que por analogia e se algo parecer com o perfil do poeta e seus descendentes é mera coincidência, uma vez que Bittencourt (1914, p. 20) assim escreve sobre: “Alcides Baltar – poeta. Nasceu na Villa Cruz do Espírito Santo, a 12 de Outubro de 1877. Estudou preparatórios no Lyceu Parahybano e empregou-se no commercio, a principio na Parahyba e depois no Recife. Em 1898 matriculou-se na academia de direito desta cidade, recebendo o gráo em 1902. A 6 de janeiro de 1904 foi nomeado procurador fiscal federal, sendo, por questões políticas, demitido desse emprego a 10 de Maio de 1912. Dedicou-se então à agricultura. Vigoroso, assim no physico, como em a intelligencia, cultiva com felicidade e maestria as bellas letras; poeta lyrico e satyrico de valimento incontestável. Na tez moreno, na cultura forte e no proceder franco, tem comsigo uma notável particularidade: fala demasiado alto, como que a attestar constantemente a rude franqueza que lhe vai na alma[...]”. (Transcrevemos com a ortografia da época)[...].
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
1 MB
Ano:
2018
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
18/07/2018
Classificação:
seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.