CRUZ DO ESPÍRITO SANTO (DE 1947 A 2016)

Sinopse
Preliminarmente é importante mencionar de que o termo Espírito Santo, Maguary (ou Maguari) e Cruz do Espírito Santo, é a mesma vila e município de igual nome encravado na Várzea do Rio Paraíba do Norte. Não obstante o trocadilho nominal em cada época de sua historicidade para atender o capricho, interesse e/ou viés ideológico de plantão no poder de mando local e estadual o que “parece faltar um campo de entendimento comum sobre o próprio escrito histórico: enfim, um conceito operacional de historiografia” (MALERBA, 2006, p. 15). Diante disso podemos afirmar sem sombra de dúvidas e/ou constrangimentos de “que o nome é uma marca, a forma que se encontrou para se distinguir pessoas, rios, montanhas, pedras, animais, raças, árvores, vilas ou cidades, cores, tipos físicos, etc” (ANDRADE, 1994, p.3). Assim sendo, podemos definir o termo grego historiografia no sentido de grafia e/ou escrita da história. O conceito de história nos tempos modernos à luz da teoria de Roselleck (2006), alude assim tanto ao acontecimento em seu saber originário e/ou epistemológico e bem assim a experiência passada quanto ao relato do acontecimento. E é aí nesta dimensão: o relato do acontecimento que se enquadra o conhecimento produzido ou elaborado sobre os acontecimentos passados. É aí onde se encaixa à historiografia propriamente dito de qualquer relato sobre qualquer tipo acontecimento internacional, nacional, regional e/ou local.
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
3 MB
Ano:
2018
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
15/10/2018
Reeditado em:
07/09/2021
Classificação:
seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.