O BARÃO DE MARAÚ

Sinopse
É importante levar ao conhecimento público da juventude estudiosa de Santa Rita e da Paraíba que José Teixeira de Vasconcelos, foi o primeiro e único Barão de Maraú, nasceu na Paraíba (atual João Pessoa) em 1798, filho de Joaquim Teixeira de Vasconcelos e Adriana Teixeira, faleceu na Capital da Paraíba (atua João Pessoa) em 29 de abril de 1873, com 75 anos de idade, conforme publicou o Jornal da Parahyba, edição de 07 de maio de 1873, noticiando o falecimento do Barão de Maraú, no entanto pesquisadores outros informam que o falecimento do referido homem público e latifundiário ocorreu na cidade de Mamanguape/Paraíba, fato esse que carece de comprovação documental e/ou fonte histórica, principalmente pelo fato do mesmo ter sido sepultado na Capela de São João Batista no Engenho São João (atual Usina São João) de sua propriedade (VASCONCELLOS; VASCONCELLOS, p. 276), o que coloca sem sombra de dúvida o real local de onde ocorreu o seu óbito, era um cidadão de poucas letras, porém, fazendeiro rico, inclusive foi “senhor de engenho” na Várzea do Paraíba e que recepcionou Dom Pedro II e sua comitiva quando em visita a Provincia da Paraíba, no Engenho São João, nas proximidades da atual Usina São João, na manhã de 26 de dezembro de 1859 quando de passagem pelo solo do futuro município de Santa Rita em viagem oficial à Pilar e de lá à Mamanguape, em 27 de dezembro de 1859.
Autor:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Formato:
pdf
Tamanho:
6 MB
Ano:
2017
Enviado por:
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado em:
16/10/2018
Reeditado em:
02/06/2019
Classificação:
seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.