A AXIOLOGIA DA LITERATURA NA LEGITIMAÇAO DA(S) IDENTIDADE(S) OU MOÇAMBICANIDADE

Sinopse
Este manuscrito pretende trazer uma reflexão sobeje a axiologia da literatura moçambicana na legitimação das identidades ou moçambicanidade. O artigo sublinha a necessidade da promoção das línguas nativas/locais na literatura moçambicana para a construção ou reconstrução das identidades locais/moçambicanidade. A moçambicanidade se consolida conjuntamente na inculturação literária, na incorporação das línguas locais. A literatura moçambicana esta fragmentada em 3 grandes períodos históricos, o período de 1925 a 1945 que marcou o surgimento em Moçambique de uma literatura de língua portuguesa. O artigo, ainda que inacabado, permitira expandir o entendimento acerca da tessitura multicultural e multilinguística de Moçambique, bem como a sua implicação na escrita para a edificação da moçambicanidade. A literatura oral, as línguas locais, ainda que não escrita mas usadas através das gerações, são um fator muito importante para a catalogação das palavras e das regras gramaticais, e a escrita é uma contribuição não só para o conhecimento da língua, mas também para a apreciação da cultura do povo.
Autor:
Sydney Sindique
Formato:
pdf
Tamanho:
613 KB
Enviado por:
Sydney Sindique
Enviado em:
07/04/2020
Classificação:
seguro