O RACISMO ESTRUTURAL

Sinopse
Existe uma grande diferença conceitual entre minorias e grupos minorizados. Veja só: 56,2% do Brasil é composto por pessoas que se autodeclaram negras (9,4% pretas e 46,8% pardas). Ou seja, pessoas negras são a maioria no país. Portanto, afirmar que essa parcela da sociedade é uma minoria seria um grande equívoco. Porém, quando olhamos o 1% mais rico do país (salário igual ou superior a R$ 11,6 mil), apenas 17,4% são indivíduos negros, enquanto 82,6% estão entre brancos e amarelos. Se vivêssemos em uma sociedade justa, que trata todas as pessoas de forma igualitária, por exemplo, a proporção de pessoas negras nas lideranças das empresas seria a mesma porcentagem de pessoas que se autodeclaram negras no Brasil. Por isso que a parcela negra é um grupo minorizado: invisível, com poucos direitos e nenhum privilégio. Minorias sociais x grupos minorizados. A dar com pau: oriunda dos navios negreiros, quando pessoas capturadas preferiam morrer a serem escravizadas. Elas recusaram-se a comer durante a trajeto entre a África e o Brasil. Com o intuito de obrigá-las a comer, foi criado um “pau de comer” para jogar-lhes comida goela abaixo. Substitua por "muito , "bastante". Nas coxas: acredita-se que a expressão venha da técnica utilizada pelos escravizados para fazer telhas sobre as coxas. Por serem artesanais e seguirem os formatos dos corpos, as peças não se encaixavam bem umas nas outras, sendo consideradas malfeitas. Substitua por "mal feito".
Autor:
Jô Pessanha
Formato:
pdf
Tamanho:
337 KB
Ano:
2021
Enviado por:
Jô Pessanha
Enviado em:
20/11/2021
Classificação:
seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.