A vida da italobrasileira Dona Belina Longatti Faccion: a mulher ternura e vigor...

Sinopse
DONA BELINA LONGATTI FACCION: EXPERIÊNCIA DE AMOR E DEDICAÇÃO A TODOS, EXEMPLO DE CIDADANIA PARTICIPATIVA DE UMA DAS ITALODESCENDENTES EM SÃO JOÃO DEL-REI, MG A mulher ternura e vigor,de mil talentos a favor da vida e do povo sofrido em São João del-Rei, MG. 28/02/2022.J B Pereira - Há vasta e riquíssima literatura ou fontes de pesquisas sobre os italobrasiliensienses ou italodescententes. Insistimos a cada busca ou carimpagem encontrar mais alguma pepita de ouro, prata e memórias coletivas dispersas ou consagradas em álbuns de família ou reunidas em congressos e simpósios. O que importa é o mergulho entre fontes primárias e naquelas recuperadas pela vigência e urgência ou relevância da oralidade como fonte possível de enaltecer, reconstruir e instigar nossa curiosidade e confirmar fatos do passado histórico distante ou próximo. Aprofundarmos fontes e relatos diferentes e de bom alvitre para a nossa pesquisa nos bancos acadêmicos e na imprensa em geral de São João del-Rei e álbum de família de Dona Belina entre 2011 até a data recente. Ainda escarafunchar, da oralidade vital e viceral, os testemunhos de pessoas vivas e falecidas, cuja documentação podemos ancorar nossas hipóteses e advertir possíveis veios e vertentes da investigação bibliográfica e historiográfica. Grato por ler e considerar nossa modesta pesquisa, mas rica em emoção e imagens.
Autor:
J B Pereira e https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestradoeducacao/DISSERTACAOMICHELELONGATTIFERNANDES.pdf
Formato:
pdf
Tamanho:
947 KB
Ano:
2022
Enviado por:
J B Pereira
Enviado em:
23/04/2022
Classificação:
seguro