“A Mulher Heroína do Queimado, Aisha Keto Korowe Detokumbo, Benedita Torreão, Princesa que veio de além mar” do Escritor Capixaba, Clério José Borges

Sinopse
O livro “A Mulher Heroína do Queimado, Aisha Keto Korowe Detokumbo, Benedita Torreão, Princesa que veio de além mar”, premiado no edital de seleção de projetos nº 18/2021, de produção e difusão de obras literárias e incentivo à leitura da Secretaria da Cultura (Secult), e, editado com recursos do Funcultura, de autoria do Escritor, Pesquisador e Historiador Capixaba, Clério José Borges de Sant Anna, associado do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e, atual presidente fundador da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, antigo Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, procura dignificar e honrar a luta da mulher heroína da Revolta dos Negros Escravos do Distrito do Queimado, ocorrida na Grande Vitória, ES, em 1849, de nome Africano, Aisha Keto Korowe Detokumbo que no Brasil transforma-se em Benedita Torreão, a Bastiana do Queimado, princesa que veio do além mar, benzedeira e a médica do povo. Em 1849, o Distrito de Queimado era uma Vila de aproximadamente 5 mil pessoas e pertencia ao Município da Capital da Província, Vitória.
Autor:
Clério José Borges
Formato:
docx
Tamanho:
5 MB
Ano:
2023
Enviado por:
Clério José Borges
Enviado em:
15/12/2023
Classificação:
seguro