A Desobediência Civil por Henry David Thoreau

Sinopse
"A Desobediência Civil" é um ensaio seminal que expressa a convicção de Henry David Thoreau sobre a obrigação moral de desafiar governos injustos. Publicado em 1849, durante um período de crescente agitação social nos Estados Unidos, Thoreau defende a resistência pacífica como uma forma de protesto contra leis e instituições que vão contra a consciência individual. Ele enfatiza a importância da integridade pessoal, argumentando que cada pessoa tem a responsabilidade moral de se opor ativamente a sistemas opressivos, mesmo que isso signifique desobedecer à autoridade estabelecida. Thoreau também reflete sobre a necessidade de os indivíduos agirem de acordo com seus princípios éticos e morais, em vez de seguir cegamente as leis que consideram injustas. Sua ideia central é a de que a desobediência civil não violenta pode ser uma poderosa ferramenta para promover mudanças sociais positivas e defender os direitos individuais e coletivos. Ao desafiar o status quo, Thoreau inspirou movimentos de resistência civil ao longo da história e continua a ser uma figura influente no ativismo contemporâneo.
Autor:
Henry David Thoreau
Formato:
pdf
Tamanho:
743 KB
Ano:
2024
Enviado por:
Mafra Editions
Enviado em:
02/01/2024
Reeditado em:
02/01/2024
Classificação:
seguro