SOR JUANA INÉS DE LA CRUZ: UM OLHAR SOBRE A POESIA NA LITERATURA POÉTICA BARROCA HISPANO-AMERICANA

Sinopse
RESUMO Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da vida e obra de Sor Juana Inés de La Cruz, mexicana representante da literatura poética barroca hispano-americana do século XVII. O recorte temporal se inicia no ano de 1651, que corresponde ao nascimento de Juana Inés; e finaliza no ano de 1695, de seu falecimento. O objetivo geral do presente estudo é o de aprofundar a construção do conhecimento sobre a personalidade, vida e obra de uma mulher que passou a ser considerada precursora do pensamento feminista libertário em sua época. Os objetivos específicos tratam de: contextualizar a figura de Sor Juana de la Cruz no ambiente sócio-histórico, político e econômico da Nova Espanha (México – século XVII), lugar e época em que nasceu e viveu a religiosa; enfocar a obra poética de Sor Juana de La Cruz, tomando como base o poema intitulado Hombres necios que acusáis, através do qual a poeta denuncia o comportamento patriarcalista e as atitudes machistas de sua sociedade e do seu tempo; e organizar uma interpretação, uma análise crítico-literária e a releitura e recriação do poema em estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e a metodologia é a que se divide em etapas que envolvem o levantamento de fontes para a pesquisa, leitura, fichamento, reflexão e, em seguida, produção do presente texto.
Autor:
Sylvia Geórgia Meneses
Formato:
docx
Tamanho:
1 MB
Ano:
2010
Enviado por:
Sylvia Geórgia Meneses
Enviado em:
26/01/2024
Classificação:
seguro