A LEITURA PRODUTIVA

A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto; deve ser norteada a partir de um objetivo, isto é, quando alguém lê algo, ele o faz movido por uma finalidade qualquer. A interpretação de um texto lido depende, em grande parte, do objetivo da leitura.

Outro fator de fundamental importância na interpretação de um texto é o conhecimento prévio do leitor, o que diferencia a maneira de interpretar de cada um – esse conhecimento prévio é que permite ao leitor travar um diálogo com o autor e formar hipóteses na medida em que vai lendo. Leitores com objetivos diferentes, ao lerem um mesmo texto, chegam a interpretações distintas, uma vez que cada um utiliza o seu conhecimento de mundo e o conhecimento do texto para construir a sua interpretação.

É necessário que o leitor atue como um sujeito que domina habilidades de decodificação e estratégias que lhe permitam a compreensão do texto. A leitura produtiva só é possível a partir do domínio dessas habilidades de decodificação e apreensão das estratégias que levem à compreensão da mensagem escrita. Assim, é possível se construir previsões hipotéticas acerca do que o autor estará propondo e ir, ao longo da leitura, refutando ou confirmando essas previsões; além disto, só o domínio das habilidades citadas permite transpor, com segurança e sem prejuízo para a compreensão do texto, os obstáculos encontrados.

Indicadores encontrados num texto, tais como título, subtítulo, negrito, itálico, esquema, etc., servem para ativar o conhecimento prévio do leitor e auxiliar-lhe a extrair as idéias centrais do texto, bem como a produzir registros que permitam uma interpretação mais aprofundada do conteúdo. A professora Izabel Solé, no seu livro "Estratégias de Leitura", afirma que o leitor, durante a leitura, deverá ter condições de avançar e retroceder de forma que lhe permitam parar, pensar, recapitular, relacionar a informação com o seu conhecimento prévio, formular perguntas, decidir o que é importante e o que é secundário; deverá obter informações que lhe permitam ter uma visão ampla e crítica acerca das circunstâncias da leitura, dos objetivos do texto, do papel do autor, do papel do leitor, enfim, que lhe permitam perceber com clareza toda a realidade que o cerca.

Compreender um texto escrito é o mesmo que construir uma interpretação do que se lê. O leitor não pode ser um mero repositório das informações que a mensagem escrita lhe oferece: precisa processar a mensagem e atribuir-lhe um significado; precisa participar ativamente, mantendo um diálogo com o autor. A eficiência da leitura depende de que a atividade de ler seja motivadora para o leitor.

Ao professor cabe ensinar estratégias de leitura, a definição dos objetivos a serem alcançados, os procedimentos utilizados e o planejamento das ações que operacionalizam o processo de leitura. A compreensão de textos dar-se-á, como já dissemos, a partir da sua reconstrução pelo leitor. O educador inicialmente servirá de modelo para o aluno, em seguida deverá envolver o aluno diretamente no processo, apresentando-lhe os diferentes tipos de textos e dirigindo as estratégias de leitura; depois disto, o aluno será capaz de desenvolver sozinho a atividade, recorrendo ao professor apenas como suporte técnico.

As estratégias de compreensão leitora nos permite deter diante de um obstáculo e procurar vencê-lo na busca pela compreensão do texto. O uso dessas estratégias, quando o leitor adquire experiência, ocorre de maneira inconsciente e de forma automática.