MÃE, "TÔ DI MAIOR"!

O meu título pode até sugerir humor.Mas não é!

Quem tem filhos, com certeza se identificará com o que nos proponho a refletir e a discutir.

Mas o quê que há com essa geração de filhos 'modernos", hein?

Confesso que quanto mais envelheço..."mais atropeço"!

Lembro-me que saí cedo de casa para a vida. Vida de estudos , de luta, de dureza, e de algumas conquistas.Aquelas básicas.

É verdade que os tempos mudaram.

Mudaram as tendências da moda, da comunicação, das artes, das liberdades, da cultura, enfim, a coisa vai tão a jato, que todo dia me proponho a nascer de novo.

Mas a folga dos filhos...ah, essa mudou por demais!

Costumo dizer que Deus é perfeito, inclusive na morte, porque já imaginaram se ninguém morresse? Que confusão maior seria esse mundo já tão confuso?- que choque de gerações! Um trombadão cultural, eu diria!

Mas nossos filhos são deveras engraçados.

Observem: Crescem...mas não crescem.Crescem para o "bem bom" da vida, para o que lhes convém. São sempre auto suficientes...para as baladas! Ou badalações!

Mas na primeira dor de barriga...

Não éramos assim. Se era para assumir a liberdade...bem íamos, à luta de verdade.

-Mas filho, você voltou a essa hora?

-Mas mãe, já sô di maior!

O que me intriga é que parece que o tal "di maior" é imune às violências, aos acontecimentos! Vivem do pensamento mágico!

Mas sempre são "di menor" para o que não convém, por exemplo, arrumar o quarto, lavar o carro, tirar o lixo, lavar um copo (olha que não peço mais que isso!), preparar uma comidinha, pagar uma conta, ainda que seja uma conta deles, mas com o dinheiro nosso!

Ah sim, nessa hora sofrem da síndorme do "Peter Pan', negam-se terminantemente a crescer..."mas mãe ainda não estou preparado"...

Outro dia ouvi assim:

-Nossa mãe, em menos de uma hora você já me pediu três coisas...assim me estresso, mãe! Cheguei tarde ontem...

Então, acredito que nem o melhor dos psicólogos estaria preparado para esses filhinhos moderninhos..."os da saúde e os da alegria".

E tenho observado que o movimento é global. Não há um pai da nossa geração que não reclame do quadro.

De quem é a culpa? Aonde erramos?

Não sei, estou averiguando, mas com certeza temos parte importante de contribuição. Que erramos não tenho dúvidas.

Acho que essa era da informática tem grande parte da culpa.

Funcionam a mil por hora o tempo todo. E haja GPS para acompanhá-los! E Insônia para controlá-los.

Quantas vezes cheguei a pensar que o mundo acabaria "amanhã', pois eles sempre nos convencem de tal, portanto...quantos apocalipses que eu já enfrentei por aqui...mas que na verdade levaram apenas as minhas energias.

Se vocês são uns desses "sofredores inquietos",acalmem-se, pois não estão sozinhos.

O mundo está convosco!

Pois é...preparem-se porque nossos filhos, se ainda não estão...logo logo...estarão na revolução "di maior".

Nós é que nessa confusão milenar...levamos a pior, pois somos cada vez mais "di menor"...significância!

Mas, cá entre nós, são tão lindinhos, não são?