Os sete talentos fundamentais

Um notável pesquisador de Harvard, Dr. Howard Gardner, aprofundou-se em estudos sobre a mente humana, identificou sete áreas de inteligência e descobriu que todos os indivíduos possuem, pelo menos, uma delas. Concluiu que cada pessoa pode desenvolver uma dessas áreas de forma mais intensa, e, com isso, conquistar uma vida mais feliz e produtiva.

Essas categorias de inteligência compreendem os seguintes talentos fundamentais: interpessoal, corporal, verbal, emocional ou espiritual, musical, visual e espacial, e, finalmente, o lógico. Vamos, de forma sucinta, apreciar cada um desses talentos.

Talento interpessoal. As pessoas dotadas deste talento possuem invulgar capacidade de se relacionar e de se comunicar bem com os outros. Elas têm o dom de descobrir nas pessoas o seu humor, as motivações, as emoções, as intenções, os desejos, a própria personalidade. Elas irradiam um magnetismo tal que atraem a todos, de forma pode-rosa. São especialistas em atividades que envolvem aconselhamento, vendas, treinamento, coordenação, avaliação, recrutamento, supervisão, liderança, persuasão, publicidade.

As profissões típicas dessa área são, entre outras: relações humanas, assistente social, psicólogo, negociador, diplomata, vendedor.

Talento corporal. Os indivíduos com talento nesta área são peritos no desempenho de atividades que utilizam o corpo, em especial. São hábeis no que tange a movimentos corporais e coordenação física. Sentem-se muito à vontade organizando ou coordenando tarefas ligadas a esportes, espetáculos, produção artesanal, trabalhos ao ar livre.

Profissões características: professor de educação física, atleta, treinador, médico, fisioterapeuta, massagista, dançarino, ator, modelo, mecânico, carpinteiro, fazendeiro, guarda florestal.

Talento verbal. A palavra é a ferramenta principal das pessoas dotadas com este talento. Sua principal capacidade é a de negociar, entreter, educar, registrar idéias e criações. Tais indivíduos sentem-se felizes e realizados quando podem exercer atividades tais como escrever, ensinar, proferir palestras, coordenar debates, revisar e digitar textos, realizar reportagens, editar e falar línguas estrangeiras.

As profissões ligadas a esta área são as de: advogado, escritor, secretário, professor de línguas, locutor, tradutor, editor, bibliotecário, entre outras assemelhadas.

Talento emocional ou espiritual. O dom ca-racterístico das pessoas dotadas com esse talento é o de perceber as profundezas da alma, a sua própria e a dos outros. São habilidosas no campo espiritual e filosófico. Caracterizam-se por serem introspectivas e sensíveis aos sentimentos dos que a rodeiam. A realização pessoal dessas pessoas acontece quando elas podem ofertar conselhos, ajudar os outros, resolver problemas, meditar, pesquisar, traba-lhar a sós.

As profissões típicas estão ligadas ao ministério religioso, psicologia, filosofia, psicoterapia, assistência social.

Talento musical. Tudo que envolve música, canto, melodia, ritmo e audição, faz parte do mundo das pessoas dotadas com este admirável talento. Elas possuem um ouvido afinadíssimo, são capazes de manter o compasso, cantar e/ou tocar instrumentos musicais e também de escutar música de forma criativa. Além disso, possuem o dom de compor, fazer arranjos musicais, dirigir orquestras, transcrever melodias, realizar crítica musical.

As principais profissões desta área incluem as seguintes categorias: maestro, professor de música, compositor, integrante de conjuntos musicais, musi-coterapeuta, regente de grupos de canto coral, inventor ou fabricante de instrumentos musicais.

Talento visual e espacial. A transformação de idéias em imagens e o planejamento do espaço tridimensional são as habilidades fundamentais das pessoas com este talento. Sua realização pessoal encontra-se em atividades ligadas à criação, invenção, navegação, mapeamento, fotografia, cinema, artes visuais, pintura, escultura, arquitetura.

Profissões típicas: arquiteto, piloto, navegador, escultor, pintor, decorador de ambientes, artista gráfico, fotógrafo, cinegrafista, diretor de cinema, professor de arte.

Talento lógico. Números, hipóteses, conceitos, abstrações, pesquisas são os elementos preferidos de pessoas dotadas com este talento. Para sentirem-se felizes e realizadas, elas devem engajar-se em cálculos, raciocínios, estatísticas, pesquisas, computação, orçamentos e teorias econômicas, por exemplo.

As profissões características são as seguintes: economista, contador, auditor financeiro, estatístico, analista e programador de informática, matemático, cientista, professor de ciências.

Cada pessoa pode enquadrar-se em uma ou em mais de uma dessas áreas. Ou, então, pode migrar de uma a outra, no decorrer da vida. O importante é descobrir perfeitamente as atividades mais coerentes com seus talentos inatos, desenvolver constantemente esses talentos, e dar de si o melhor para o progresso da humanidade. Somente desta forma o ser humano pode alcançar o sucesso e a felicidade. Você, caro leitor, já descobriu o seu maior talento?

Do livro: "A Arte de Viver"

Ramiro Sápiras
Enviado por Ramiro Sápiras em 23/01/2006
Código do texto: T102775