Qualidade de vida

A qualidade da nossa vida depende, em grande parte, de nossos pensamentos, atitudes, hábitos, relacionamentos. Somos o que pensamos, o que respiramos, o que comemos, o que bebemos. Somos o nosso otimismo, ou o nosso pessimismo, nosso altruísmo, ou nosso egoísmo, nossos sucessos ou nossos fracassos. Enfim, nossa felicidade depende muito mais de nós mesmos do que de circunstâncias fortuitas, de acontecimentos externos.

O propósito desta reflexão é avaliar as possibilidades à nossa disposição, no sentido de melhorar sempre, e cada vez mais, o nível de qualidade da nossa vida. Gostaríamos de abranger todas essas possibilidades, mas isto é tarefa impossível num trabalho sucinto. Para melhor desenvolver o assunto, vamos colocá-lo em áreas específicas, como saúde, atividades profissionais, administração financeira, lazer e relacionamentos.

Saúde. Para começar, precisamos respirar oxigênio de excelente grau de pureza. Além disso, devemos aprender a respirar de maneira correta, utilizando a capacidade máxima dos pulmões. Da mesma forma, carecemos beber água pura, da melhor qualidade, e na quantidade adequada.

A alimentação deve ser regulada segundo critérios científicos, com assimilação de todos os nutrientes necessários para a perfeita saúde. E isto na quantidade certa, sem exageros, pois os excessos, assim como as carências, são altamente prejudiciais.

Os exercícios físicos e os esportes devem ser praticados segundo princípios preconizados pela medicina, de acordo com a idade, o tipo físico, as preferências e inclinações de cada um. Caminhar diariamente, ao menos por trinta minutos, é algo simples e recomendado. Ou então, andar de bicicleta, um raro prazer. É fato sabido de todos que a vida sedentária conduz, fatalmente, à doença, ao encurtamento da existência.

Os cuidados com a saúde devem ser observados rigorosamente. Aos primeiros sintomas de alguma anormalidade, devemos descobrir sua causa e tomar providências imediatas. Se necessário, consultar o médico, o dentista, ou outro profissional da saúde competente para o caso. Devemos evitar o hábito da automedicação, salvo em casos muito simples e suficientemente conhecidos.

Nesta área, devemos ainda examinar a questão do descanso e do sono. Um número mínimo de horas noturnas, em torno de oito, é necessário para recompor as energias, recuperar as forças, regular a saúde vital. E mais: durante o dia, é preciso dedicar algum tempo para o descanso, como a tradicional sesta após o almoço e os pequenos intervalos durante as atividades. É claro, não podemos nos esquecer das merecidas férias periódicas, usufruídas de forma a recompor as energias e a saúde como um todo.

Atividades profissionais. A qualidade da nossa vida vai depender em grande parte de nossa realização pessoal no campo do trabalho. Na hipótese de nos dedicarmos a uma atividade profissional de conformidade com nossos talentos inatos, seremos pessoas felizes e realizadas, pessoas de sucesso, como se costuma dizer. Além de experimentarmos prazer, alegria e satisfação, podemos também obter um retorno financeiro satisfatório e condizente com a atividade exercida e nossas reais necessidades.

Administração financeira. Ainda que a remuneração do trabalho ou do capital seja em nível elevado, o indivíduo pode experimentar insatisfação, e imensos prejuízos neste campo, se não souber administrar corretamente suas finanças, seus investimentos. É preciso desenvolver a habilidade de lidar com o dinheiro para não cair em sutis armadilhas, em ciladas existentes no mundo dos negócios. Assim, jamais devemos elevar as despesas acima das receitas. Precisamos evitar a todo o custo os empréstimos e créditos a juros exorbitantes. Também devemos evitar o funesto hábito do consumismo exagerado.

Lazer. Inúmeras são as opções de lazer, disponíveis no mundo moderno. Espetáculos culturais, nas áreas do cinema, teatro, dança, música, nos oferecem momentos de lazer e elevação do espírito. Ou então, os canais especiais de televisão, que disponibilizam inúmeras e interessantes opções. No entanto, outras alternativas existem, e muito saudáveis, com certeza. Referimo-nos a passeios junto à natureza, retiros a lugares relaxantes, ou simples pescarias. Como lazer também podemos considerar o cultivo de algum hobby, as leituras edificantes, as atividades de recreação em geral.

Relacionamentos. A qualidade da nossa vida também depende da qualidade dos nossos relacionamentos. Devemos nos aproximar e relacionar com pessoas saudáveis, otimistas, positivas, altruístas. Nossa vida pode transcorrer como se estivéssemos no paraíso, ou, então, no inferno, dependendo das pessoas com quem convivemos, seja na família, no trabalho ou no lazer. Assim, não devemos nos conformar com relacionamentos tóxicos. Precisamos nos afastar de pessoas que nos trazem infelicidade.

Qualidade de vida é isso tudo e muito mais. Mas, é preciso enfatizar que a conquista desse predicado vai depender, em primeiro lugar, e principalmente, da qualidade da nossa própria pessoa, do aperfeiçoamento constante da nossa personalidade, do nosso caráter, do nosso ser integral.

Do livro: "A Arte de Viver"

Ramiro Sápiras
Enviado por Ramiro Sápiras em 27/01/2006
Código do texto: T104611