Relacionamentos

Todos os seres do Universo vivem relacionamentos de toda ordem, com membros de sua própria espécie e de outras, com a Natureza inteira.

Os seres humanos, como integrantes do Universo, vivem experiências análogas. E são inúmeros os tipos de relacionamentos praticados. Assim, o homem relaciona-se com seus semelhantes, com bens materiais e imateriais, com os seres da Natureza, com a Divindade. Estes relacionamentos podem ser harmônicos ou contraditórios, construtivos ou destrutivos.

Neste sentido, lanço as seguintes questões: como é meu relacionamento com a Natureza? Contribuo em favor de seu desenvolvimento ou de sua destruição? Quantas árvores já plantei em minha vida? Quantas já derrubei? Gosto de cultivar um belo jardim, ou as flores nada significam para mim? Preservo a Natureza de toda forma de poluição ou cos-tumo jogar lixo nas ruas, praças, riachos e rios?

Em continuidade, abordo os relacionamentos com os bens materiais. E elaboro indagações desta ordem: Como é meu relacionamento com o dinheiro? Costumo ser poupador ou perdulário? Tenho a capacidade de administrar bem minhas finanças ou sou temerário neste setor? E quanto ao meu auto-móvel, sou previdente em promover revisões periódicas ou só procuro um mecânico quando o carro quebra na estrada? A mesma questão pode ser feita em relação à minha casa e a todos os bens que são úteis e necessários à minha vida material.

No entanto, os relacionamentos interpessoais constituem os mais complexos, por vezes, os mais difíceis e conflitantes. Relacionar-se bem é uma verdadeira arte que deve ser aprendida e aprimorada. Os indivíduos são muito diferentes uns dos outros, de tal forma que é preciso conhecer bem as pessoas com quem nos relacionamos para poder compreendê-las em profundidade, para poder conviver em harmonia. Bem, este tema é vastíssimo e se presta para futuras ponderações.

A verdade é que nossa felicidade depende da qualidade dos relacionamentos que experimentamos na vida. Assim, precisamos refletir a respeito de toda sorte de relações, sejam elas com pessoas, animais, objetos, a própria Natureza. E, no campo filosófico e religioso, nossa relação com Deus.

Do livro: "A Arte de Viver"

Ramiro Sápiras
Enviado por Ramiro Sápiras em 02/02/2006
Código do texto: T107312