DIÁRIO DE UM LOUCO

“Diário de um louco”

Em um quarto, com paredes brancas, havia apenas uma porta, um lavatório, um vaso sanitário, uma cama, um banco e mesa de plástico. Uma pessoa, vestida com roupa cirúrgica branca, sentada em um banco, braços e pernas cruzadas, olhar perdido. De repente levanta-se circula pelo quarto, mãos cruzadas nas costas, pára e começa a falar.

- Vocês lendo, não devem ter nada a fazer. Claro, quando se tem a oportunidade de se conhecer um louco trancafiado dentre quatro paredes é sempre interessante. Pensando bem eu também estaria aí, confortavelmente sentado em uma poltrona a ler. Exato, aí onde o senhor está sentado em sua casa ou escritório. Acho que eu vou escrever sobre vocês.

Pega um caderno e lápis, senta-se à mesa e começa a escrever.

“De qualquer forma não entendo bem o porquê desta situação, afinal tudo isto pode ser irreal ou real para mim e para vocês. Quem aí tem plena certeza que não sou eu que estou a relatar cada um de vocês? Na verdade eu estou aqui, sentado e escrevendo cada uma de suas atitudes e gestos. Suas vidas”.

A senhora aí está bocejando, deve estar chato, não. Imagine eu aqui só, sem ninguém para conversar e tendo que conviver com a idéia de que eu sou o desajustado, quem definiu esta situação? Vocês! Só porque não me comporto ou concordo com alguma de suas idéias ou princípios, devo ser excluído de sua sociedade? E porque não é o contrário, afinal aqui há muitos como eu. Não, somos a maioria o gordinho ali pensou. Tem certeza? Olhe a sua volta. Olhe de verdade! Quantos que estão sentados aí não são tão ou mais, digamos, fora do padrão? Vejo um leve sorriso no rosto de alguns de vocês, afinal o louco aqui sou eu e vocês são os normais, não é verdade?

Melhor ainda, eu sou Deus. Afirmo com a certeza de quem está sentado aqui no céu, olhando e julgando cada um de vocês. Meus colegas de céu são anjos e santos, cada um com sua função. Alguns estão aqui para recebê-los, outros para tria-los e encaminha-los ao julgamento final. Convençam-se disso, eu sou Deus e sei o que cada um de vocês pensa, pensaram, fazem e fizeram. Sim os seus destinos estão traçados e em minhas mãos, eu estou a observar cada um de vocês.”

Interessante vocês aí, alguns a passar o tempo, outros meio obrigados, sei lá. Mas tantos conflitos cada um de vocês trazem dentro de si? Mágoas, falta de amores, desemprego, ansiedade, pressão no trabalho. Mas ninguém está aqui, o limite é maior ou eu tive um tranco maior e chutei o pau da barraca, resolvi sair da realidade e criar a minha realidade... Mas vocês não entenderam. Colocaram-me aqui. Hein, não? Claro que sim, dentro de seus parâmetros, estou fora! Sacou? Não me enquadro, virei Deus e tenho que observar cada um de vocês e julga-los. Aceitem ou não.

Ah o senhor é ateu? Então talvez esteja livre de toda essa baboseira, você não precisa prestar contas a ninguém, só a você! Foi isso que fiz. Mas, apesar de eu ser Deus, tenho que reconhecer que você tem todo o direito de não acreditar em nada só em você! Afinal, além de mim, alguém se posicionou como Deus frente a você? Nada homem, só pra te meterem medo e não sair da linha, não é verdade? Continue assim, seja você acredite no seu carro e no seu emprego e o seu salário vai rolar bem, não vai ter pena de ninguém, passar por cima sem crise. Cara você vai se dar bem e olha que sou eu, o Ser superior, Deus te dando a dica! Afinal eu quero meus filhos sejam felizes e não se confundam com tantos deuses que inventaram!

Inventaram? Nada, coisa nenhuma. Vocês são tão carentes que não aceitam terminarem! Isso mesmo, vocês são tão superiores que não podem se findar, têm que continuar até a eternidade! Como vocês terminarem? Afinal vocês são superiores a tudo e a todos, não é verdade? O senhor está gostando da idéia não é verdade? Todo ateu tem algo assim em mente: acabou ta acabado. A idéia é mais ou menos esta: o ser humano é superior a tudo e a todos! Até superior a mim, Deus. Ser superior e supremo. E por conta disto se enfrentam, se matam, se revoltam, sei lá. São tão superiores que não aceitam suas diferenças, afinal o poder, a sua verdade, sua crença são maiores que suas inferioridades! Sim, tão superiores que não crêem em diferenças, e então criam tamanhas discrepâncias entre si que se submetem e procuram submeter uns aos outros. Criam seus deuses, ídolos, ideologias, políticas e por aí a fora! São tão superiores que estão aí: sentados, quietos, prestando atenção a tudo isso. E? Mais tarde ou amanhã terão o que conversar. Uns acharão tudo muito profundo, outros acharão estúpido e, outros, ainda, não entenderão absolutamente nada.”

De repente larga o lápis e o papel. Pega uma garrafa de água, toma um gole.

-Cansei, chega. Estou cansado de escrever para vocês, peguem outro livro.Já escrevi demais. Vão com Deus.

CARREIRA
Enviado por CARREIRA em 30/07/2008
Reeditado em 23/02/2022
Código do texto: T1104914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.