CRIANÇA...CADÊ A ESPERANÇA?

Este meu ensaio não é uma apologia à desesperança, em absoluto.

É apenas fruto da minha vazão intuitiva, e oxalá eu esteja errada nessa minha visualização.

Sempre digo que, para os que gostam de escrever, o assunto da vez é como ir à caça das "pulgas atrás das orelhas".

Mas o fato é que já começaram as chamadas televisivas para o "CRIANÇA ESPERANÇA" da telinha.

Observem que a campanha tem um "antes, um durante, e um looooooooongo depois".

Todos muito bem administrados.

Não discuto aqui a beleza das intenções, a mobilização da sociedade em prol dos que necessitam.

A causa é sem dúvida, nobre!

Pois continua a ser muitos os que fazem jus às campanhas não governamentais e sociais, a despeito de tudo que se diz realizar no campo das boas intenções, inclusive das políticas.

E isso eu afirmo, com conhecimento do "campo" social ao qual me refiro.

Bem, mas voltemos à telinha.

O show realmente é um líder de audiência!

Um batalhão de artistas e jornalistas "de elite", todos muito bem ensaiados e treinados à comoção das massas, dos já tão sofridos e sacrificados corações dos brasileiros.

E brasileiro é um povo bom! Todos sabemos disso, mas a telinha sabe mais!

É só prestar atenção em como se faz um pedido verbal para as ligações e consequentes doações. Parece teatro. Emoção a flor da pele!

Os volumes arrecadados são milionários, isso ninguém nega.

Imaginem que se tem banqueiro que administra centavos dos clientes de modo lucrativo que diremos de doações de trinta reais no âmbito de todo o território Nacional?

Daria para construir um novo país!

Mas um outro detalhe me chama a atenção e eu queria fazer a pergunta que me faço a anos, publicamente:

Observem que as ligações têm custos e arrecadam impostos.

Impostos de IMPERCEPTÍVEIS centavos!

E a pergunta é essa: Se a campanha é tão nobre, em prol das crianças carentes, por que as empresas telefônicas e o governo não abrem mão desses lucros, já que o povo brasileiro mostra tanto altruísmo? Não teriam que ser os primeiros a darem o exemplo de solidariedade pelo social?

Ou seria mais uma caridade com o chápéu alheio, já de palha tão carcomida?

É o que tenho me perguntado e a resposta deve ser apenas uma:

Tem muita gente ganhando a olhos vistos:

Ganha a rede de televisão com audiência imbatível.

Ganham os artistas da elite televisiva que fazem do palco a vitrine do seu trabalho.

Ganham os produtores do show...ou a produção é gratuita?

Ganha a companhia de telefonia e pasmem...o governo...o que eu acho mais incrível!

E depois, em nome de toda a carência, vêm os discursos, as lágrimas, os pedidos emocionias, roga-se para que quem já doou, que doe novamente, na sequências dos dias...

Portanto, se por acaso alguém mais distraído se esquecer da caridade...não há que se desesperar, haverá muitos dias disponíveis para a boa ação...

Bem, as crianças também ganham, é o que se tem mostrado na telinha, para que nenhuma dúvida paire no ar.

Que bom, é tanta gente ganhando que eu até me emociono...

Hoje em dia, é preciso muito percepção e coragem para se ousar pensar diferente da rolagem da maré.

Afinal somos um país com total controle das arrecadações, sejam elas quais forem! Ainda bem!

Se eu participo da campanha?

Respiro fundo, crio coragem, e dou a minha cara para bater: Não , não participo.

Minha contribuição social é pelas vias ortodoxas, e sem show algum.

Minha contribuição nunca deu IBOPE...e acho que nem resultado!

MAs eu continuo acreditando.

Pago TODOS os meus impostos, que não são poucos, e a minha MAIOR ESPERANÇA é que o meu, como o dos demais contribuintes sejam aproveitados com a mesma filosofia e EFICIÊNCIA dos da campanha CRIANÇA ESPERANÇA: Em prol dos que REALMENTE necessitam. E na sua totalidade.