ESCREVER CONTOS EM 10 DICAS - 9ª DICA: ESCREVENDO UM CONTO - 10ª DICA: REVISANDO CONTOS

ESCREVER CONTOS EM 10 DICAS HOJE:

- 9ªDICA: ESCREVENDO CONTOS

- 10ªDICA: REVISANDO CONTOS

1 - TEXTO-BASE

Escolhi esse texto-base que recebi de uma amiga recantista, para iniciar o desenvolvimento de nosso pequeno conto:

"Hoje sinto saudade da vegetação, dos arbustos, dos jardins imensos de uma infância adorada, encantada.

Meu coração pulsa em terras estrangeiras, onde o solo pulsava a pátria e nossas tradições. Corria ao redor do castelo, o vento era doce, suave, e ao alto nossas bandeiras flamejantes, o sol curvava-se diante de tanta beleza, nossa fortaleza, os animais, os lagos, as pontes que ligavam os sonhos, os vestidos, os olhares, os encontros, eu era livre em solo e pátria amada.

Sinto falta dos candelabros, dos jantares e dos enormes salões de festa, onde rodopiávamos sem maldade, protegidos de qualquer ataque, ainda lembro do teu sorriso de menino, quando corríamos nos campos, rolávamos entre as flores amarelas, éramos felizes em qualquer estação, crianças sem maldade, brindávamos suco de uva, com o néctar transformado em bebida sagrada, puro mel.

Saudávamos a vida em constante vibração e nossa paixão, cresceu conosco, até hoje meu peito aperta, remetendo-me ao castelo e ao segredo..."

ESCREVENDO1:

Bem, vamos lá. Reparem que o texto-base é totalmente livre (e deve ser assim). A narrativa selecionada não apresenta uma sequencia pronta das idéias mas, é bastante rica em detalhes, percepções e emoções. Ótimo!

É importante lembrar que um texto-base pode dar origem a um conto de 1/2 página ou de 10 páginas. E ele é apenas a idéia inicial ou básica do seu texto.

Optei para esse texto desenvolver algo româtico, lírico.

A narrativa será no presente entretanto os fatos tratados estarão no passado (fazendo uma recordação) e a narração será pessoal, ou seja, em 1ª. pessoa.

Veja como ficaram as duas primeiras partes:

(AMBIENTAÇÃO)

Caminho até a janela e, enquanto o vidro desliza sobre o trilho, meu olhar alcança o horizonte e minha mente mergulha em antigas lembranças. Perco-me entre flores, plantas e intrigantes aromas. Um imenso jardim multicor, onde germinou e floresceu uma infância adorada e repleta de encantamento.

Esse coração, que hoje pulsa em solo estrangeiro, pulsava antes em terras distantes, entre vales e colinas. Entre ruas estreitas e velhas tradições. Lembro uma correria ao redor do castelo. O vento era doce e, ao alto, bandeiras flamejantes bailavam essa música suave, sussurrada aos quatro cantos. O sol, astro rei, curvava-se diante de tanta beleza.

(APRESENTAÇÃO)

Os animais, os lagos. A casa grande, em construção majestosa, e suas pontes que ligavam os sonhos, os olhares e os encontros. Éramos livres em corpo e alma.

Sinto falta dos candelabros e dos magníficos vestidos de festa. Dos jantares e dos enormes salões onde rodopiávamos sem maldade, protegidos em uma redoma invisível aos olhos, embora eterna em nossos corações.

Lembro teu sorriso de menino, quando corríamos nos campos e rolávamos entre as flores amarelas. Crianças são felizes em qualquer estação. Brindávamos suco de uva, transformado pela magia cativa, em uma bebida sagrada de puro mel.

ESCREVENDO2:

Observe que o texto-base já foi bem alterado. Partes foram excluídas, outras substituídas e outras foram adicionadas, dando ritmo ao desenvolvimento.

(CONDUÇÃO)

Saudávamos a vida em constante vibração e nossa paixão cresceu comigo. Distante de tudo, meu peito aperta, remetendo-me à segredos de menina, e à um castelo feito de pedra e sentimentos puros.

Nesta janela, em que vejo a metrópole alimentando-se de pessoas e sonhos, eu me encontro novamente. Desta vez, não enxugarei nem as lágrimas, nem as lembranças. Deixarei que escorram até meu seio, de onde brotaram e floresceram.

ESCREVENDO3:

Observe que, embora haja alguma riqueza de detalhes, as informações não são reveladoras.

Conforme vimos anteriormente, a missão da CONDUÇÃO é envolver o leitor no EFEITO que se pretende causar (veja 4ªDICA), induzindo emoções e preparando o ápice da narrativa.

(SIGNIFICAÇÃO)

Batem à porta, não posso atender. Um vento doce alcança agora minha face, e escuto seu sussurro suave...

ESCREVENDO4:

A opção foi por um final curto e reflexivo. Ceder ao leitor a liberdade de continuar ou não em seu imaginário. Sentir o texto, de um modo particular e pessoal, durante sua leitura.

REVISANDO CONTOS - 10ª DICA

Não tenho a tola ambição de repassar em poucas linhas gramática, semântica, estética, etc... mesmo porque, não acredito ser a pessoa indicada para isso.

Pretendo pois, fornecer dicas interessantes para a revisão, pelo autor, da construção de seu próprio texto.

a) Evite repetições de palavras ao longo do texto.

Substitua por sinônimos ou exclua se puder.

b) Construa parágrafos curtos.

Parágrafos grandes demais podem indicar falha na construção do pensamento ou mesmo erro de pontuação. Além disso, cansa o leitor. Fique atento.

c) Não fracione o texto em muitas frases curtas.

Sua narrativa deve ter ritmo, deve fluir. Não encha o texto de frases curtas. Elimine-as e construa orações completas.

d) Elimine personagens sem importância no contexto.

Não coloque um monte de gente para encher lingüiça. As personagens devem ter alguma motivação lógica ou psicológica dentro de um texto.

e) Tenha cuidado na utilização dos tempos.

Lembre-se da 8ªDICA. Não misture passado, presente e futuro. Posicione seu texto.

f) Utilize preposição antes do pronome.

A frase fica gramaticalmente correta e ganha robustez. Ex:

“Métodos que eles confiam”. -> “Métodos EM QUE ELES confiam.”

“O lugar que ela trabalha.” -> “O lugar EM QUE ELA trabalha.”

g) Evite iniciar muitas frases com pronome.

“Eu caminhava pelas ruas desertas.” -> “Caminhava pelas ruas desertas”.

h) Exclua os exageros nas descrições.

Já comentamos isso. A história da “A areia fofa, fria e granular era sobreposta pela agua gélida, densa e espumante”. Isso cansa!

i) Limpe e suavize as frases.

Algumas frases podem ser simplificadas. Dizer a mesma coisa com menor número de palavras. Isso suaviza o texto.

j) Coloque as explicações entre virgulas.

As explicações no texto devem estar entre vírgulas. Ex:

Marina, GAROTA MORENA, permanecia estática à beira da porta.

l) Use travessão nas explicações dos diálogos.

Use travessão, seguido de letra minúscula para explicar ou qualificar os diálogos.

Ex: - Saiam todos daqui! – gritou o comerciante.

m) Elimine eventual uso abusivo do Não.

Observe seu texto. Se for necessário faça substituições. Ex:

Não voltarei a este lugar. -> Jamais regressarei a este lugar.

Isso eu não gosto! -> Isso é insuportável!

Mensagem:

Espero, sinceramente, ao longo dessas 10 DICAS, ter levado informações úteis aos amigos que casualmente cruzaram essa escrivaninha. Grande abraço e bom divertimento!

"Escrever, é um prazer intimamente descoberto"

ESCREVENDO CONTOS EM 10 DICAS

“O intuito desse trabalho não é ensinar alguém a ser escritor. Nem reciclar escritores constituídos. Mas levar singela contribuição àquele que inicia seus primeiros passos no intrigante gênero da narrativa curta e intensa.”