Todo mundo é seu mestre

A escola da vida nos mostra que os acontecimentos trazem em seu bojo algum ensinamento, e que todos são mestres, uns dos outros. Assim, cada evento, de maior ou menor importância, positivo ou negativo, encerra uma lição que deve ser apreendida e compreendida.

Por isso, é preciso é prestar a devida atenção a todo episódio, pois, com ele pode vir orientação segura, uma mensagem valiosa. Assim, as experiências de cada dia podem conter lições importantes, uma rara oportunidade de crescimento pessoal.

Por outro lado, é certo que as lições mais sig-nificativas que a vida nos proporciona vêm através das pessoas, principalmente daquelas que nos são mais próximas – pais, avós, filhos, irmãos, cônjuges, amigos e colegas. São lições de elevado valor, cheias de amor, paciência, sacrifício, generosidade, perdão, compreensão.

Podemos observar que os ensinamentos que nos calam mais profundamente são exatamente aqueles em que estão presentes pessoas e situações críticas. Por exemplo, um padrasto que não aceita os modos desleixados, os hábitos deselegantes, as posturas erradas da enteada. Os dois parecem andar sempre aos encontrões, não se suportando mu-tuamente. No entanto, são desafios importantes, lições de cunho elevado. Um está sendo mestre do outro, na difícil arte de viver. Assim, ambos devem ficar agradecidos às situações em que se defrontam, e um ao outro, ao invés de restarem irritados ou frustrados.

É preciso, assim, para que seja possível aprender com as situações e pessoas, uma grande dose de paciência, atenção, tolerância, sabedoria. É necessário desenvolver a arte da compreensão verdadeira, para poder extrair de todas as experiências, inclusive as mais críticas e difíceis, os valiosos ensinamentos nelas contidas.

Ramiro Sápiras
Enviado por Ramiro Sápiras em 16/02/2006
Código do texto: T112590