Uma personalidade atraente

A personalidade do ser humano é formada pela soma total das características e sinais particulares únicos e próprios de cada um, e que fazem a distinção em confronto com os demais.

O conjunto de características individuais é formado a partir do tom da voz, traços do rosto, cor e forma dos cabelos, tipo físico, vitalidade do corpo, mente e espírito, maneira de caminhar, forma de gesticular, estilo de vestir-se, valores adotados, pensamentos revelados, caráter demonstrado através das atitudes, palavras e ações. Enfim, um universo de características únicas e inconfundíveis.

É necessário organizar cada uma dessas ca-racterísticas, de forma que proporcionem expressão à nossa personalidade, a fim de que seja atraente. Ou seja, é preciso lapidar a pedra bruta, tornando-a o que realmente ela é: um verdadeiro diamante.

É importante enfatizar que devemos manter sempre a melhor das aparências, um sorriso nos lábios, uma aura alegre e contagiante. No entanto, a par da aparência exterior, é absolutamente necessário desenvolver interiormente um caráter íntegro e verdadeiro, isento de cobiça, inveja, ódio, avareza e egoísmo.

Uma maneira verdadeiramente positiva e eficaz de tornar nossa personalidade atraente é demonstrar um sincero e profundo interesse pelas pessoas e por aquilo que elas fazem. Todos gostam de ser alvo de um sorriso, um abraço, um elogio sincero, um incentivo. Principalmente, de atenção.

Podemos enumerar alguns fatores que nos proporcionam o desenvolvimento de uma personalidade atraente. Assim, devemos:

1. Aprimorar o caráter, preenchendo-o com valores positivos.

2. Formar o hábito de interessar-se pelas pessoas, descobrindo suas qualidades e referindo-se a elas com elogios sinceros.

3. Saudar as pessoas com um aperto de mão caloroso.

4. Desenvolver a habilidade de falar com firmeza e convicção, em todas as ocasiões, públicas ou particulares.

5. Vestir-se de conformidade com o tipo físico, a ocasião, o clima.

6. Desenvolver o hábito de falar de forma positiva com as pessoas, abandonando o pessimismo, as críticas, as frivolidades. Desenvolver assuntos de interesse, com conhecimento de causa, é uma forma que atrairá a todos.

7. Manter ótima saúde, mediante uma alimentação nutritiva, exercícios apropriados e regulares, descanso no tempo certo, férias e lazer cotidiano.

A personalidade atraente e o magnetismo pessoal são conquistas diárias e permanentes. É preciso, para tanto, manter uma constante disposição de corpo e espírito.

Ramiro Sápiras
Enviado por Ramiro Sápiras em 17/02/2006
Código do texto: T112988