Nossa realidade....

Andando pelas ruas de grandes cidades não é preciso ir longe para nos depararmos com pessoas excluídas e marginalizadas.... pessoas marcadas pelo sofrimento e dor, discriminação e preconceitos nossos.... muitas vezes estamos tão acostumados com esse quadro gritante de pobreza, que passamos um pouco ou totalmente despercebidos de tais seres humanos, imagem e semelhança de Deus e nossa também....

Sem dúvida é gritante e ultrajante tão situação em que se encontram essa pessoas nas ruas.... como podemos conviver com essa situação sub-humana de pessoas que vivem sem a miníma dignidade de filhos de Deus.... pessoas que se assemelham a "bichos" jogados ao chão, deitados na imundície e sujeira, misturando-se ao cenário, chegando a ser difícil visualizar a pessoa desse cenário.... são pessoas catando comida e levando à boca essa comida tirada do lixo.... quanta barbaridade, quanta miséria, quanta opressão.... quanta falta de humanidade.... quanta falta de tudo....

Lembro-me agora da "Declaração do Milênio" - um documento que foi aprovado pela ONU em 2000 em conjunto com 191 países-membros, estabelecendo um compromisso com a humanidade. Dentre os objetivos estabelecidos, o primeiro deles é justamente esse: "Erradicar a pobreza e fome", que sem dúvida vai de encontro com a realidade criminosa que vemos em nossas cidades....

Acredito que para ser alcançada tal meta é necessário a mobilização e comprometimento de todos os setores da sociedade.... do governo, da sociedade civil e de Organizações não governamentais, as Ong's.... essas vem desempenhando um programa maravilhoso frente aos mais necessitados da sociedade... não trata-se aqui de uma ajuda que crie uma dependência por parte de quem a recebe, pelo contrário..... é criar possibilidade de o sujeito ser inserido na sociedade e ter condições minímas possíveis de andar com suas próprias pernas.... sabe-se que "quem tem fome não espera".... é necessário medidas urgentes e concretas a fim de erradicar a fome dos nossos irmãos mais carentes e empobrecidos, vítimas de um sistema injusto de exclusão da própria sociedade.....

Tal comprometimento também deve partir de nós mesmos.... em nossas casas, no trabalho, na comunidade que fazemos parte.... a nossa conscientização é importante e necessária.... o combate ao desperdício de comida, de bens naturais, a reciclagem, o envolvimento em causas sociais que ajudem aos mais necessitados, enfim, ações justas e nobres que atinjam diretamente aos mais carentes..... essa deve ser nossa atitude.... essa deve ser nossa consiência....

É o outro que me faz irmão.... ele é minha imagem e semelhança.... é imagem e semelhança d'Aquele.... temos que ir ao encontro d'Ele.... dos que estão nas ruas passando e morrendo de fome aos nossos olhos..... pensemos melhor em tudo isso.... na vida que nós-é apresentada.... na realidade dura e crua.... injusta e massacrante....

p.s. Todas as Metas do Milênio encontram-se na pagina

www.nospodemos.org.br , saiba como fazer a sua parte!!!

André Ícarus
Enviado por André Ícarus em 17/02/2006
Reeditado em 17/02/2006
Código do texto: T113004