O CANÁRIO E A ROLINHA*




Certo dia estava andando na roça,
Olhando para ver se estava sadia...
Deparei-me com uma maçaroca,
Que parecia ser de muita arrelia...

Próximo há alguns metros de mim,
Vi que uma rolinha fazia seu ninho...
Trançava o seu matinho... E assim...
Carregava no bico um gravetinho...

Quando ela voava pra outro, pegar
O canário vinha e o retirava dali,
Ele estava a construir o seu lar...
Desfazia o trançado e saía a fugir...

Sumia a rolinha na verde parede
Para ir buscar outro capinzinho...
Vinha de novo o canário, na sede,
E repetia aquele seu ritualzinho...

Afinal, trabalhou dobrado, a rolinha
Para si, e para o canário usufruir.
Inocente sem saber, a avezinha,
Que seu esforço poderia diminuir...

Eram os dois seres independentes
Lutando para sobreviver e crescer,
Não reconheceu, o canário, seu ente,
Nem se importou em o desfavorecer...

ASPECTOS DO TRABALHO DIDÁTICO COM O POEMA “O CANÁRIO E A ROLINHA”

Ao abordar a exploração oral do poema após leitura silenciosa, que deve complementar o entendimento da mensagem, e uma discussão sobre o comportamento das personagens envolvidas.

O acento da história está regida pelo realce dos valores, as normas de conduta e a ética social em toda a sua amplitude, inclusive política. As questões do exercício da cidadania, direitos e deveres. Impostos, etc.

Poema com ênfase na flexão do substantivo, quanto ao grau diminutivo, podendo avançar bastante para outros conteúdos da gramática. Observar o aparecimento das palavras e elegê-las como palavras chaves para introduzir o assunto em sala de aula.

Considerar as palavra capim e ave (que aparecem no diminutivo), para o uso do dicionário e avançar no habitat e modo de vida das aves, sua morfologia, taxonomia etc.
Exemplo: Capim segundo dicionário Aurélio:
[Do tupi, ‘folha delgada’.]
Substantivo masculino.
Designação comum a várias espécies da família das gramíneas e ciperáceas, quase todas usadas como forragem.

Observar que uma vez identificada a palavra que se quer trabalhar no contexto do poema, e situando-a como substantivo. Torna-se fácil acrescentar que o substantivo flexiona em gênero, número e grau. Sempre Retornando ao contexto do poema.

O assunto pode fechar na avaliação, com dramatização de situações semelhantes, mudanças na finalização do poema, redação sobre a história e as discussões. Uma enquete ( Entrevista na escola repetindo sempre a mesma questão), Divulgação da enquete em mural.etc.

Temos aqui, todos os elementos para elaboração de um projeto didático interdisciplinar: Objetivo; conteúdo; metodologia; avaliação. Caro Professor elabore seu projeto e boa sorte.

Ibernise.
Inédito!
Indiara (GO), 01.08.2008.

Núcleo Temático Educativo.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998.








Ibernise
Enviado por Ibernise em 01/09/2008
Reeditado em 28/04/2011
Código do texto: T1156607
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.