A ARTE DE TUDO ( OU NADA ) VER

A ARTE DE TUDO ( OU NADA) VER

Jorge Linhaça

Hoje acordei com uma gana incrível de escrever algo sobre personagens famosos de nossa história.

Pensei de pronto em Getúlio Vargas, em Juscelino, em Carlos Lacerda, Jânio Quadros, João Goulart e até mesmo no Lula.

Confesso que não pensei no sociólogo e nem nos "Generais" neste último caso creio que somente o Figueiredo valesse algumas linhas escritas.

Pensei no que esses homens incomuns teriam em comum...

Lembrei-me de Nelson Rodrigues quando disse que "toda unanimidade é burra" e isso me aclarou a mente. Todos esses personagens, estiveram ou estão muito longe de serem unanimidade.

O que leva um ditador a se tornar democrata como aconteceu com Getúlio? A mudança dos tempos ? O oportunismos político? Seu suicídio ( se é que foi mesmo suicídio)

foi uma expiação pelos seus pecados? Um ato de heroísmo? Um golpe final em seus opositores ? Um desvario de uma mente alucinada? O "pai dos pobres" era realmente pai, ou apenas um "pai adotivo" que viu a oportunidade de tomar medidas populares para se perpetuar no poder ? O que teria levado o "calça larga" às suas tantas contradições ?

Quanto a Carlos Lacerda, o eterno inimigo de todos, o que movia a sua pena? Ódio? Ambição? Patriotismo? Uma busca alucinada pela fama? Uma visão diferenciada do mundo? A sua amizade com os militares ?

Juscelino, ah, o Juscelino, 50 anos em 5...o que o movia? O amor pelo Brasil ou o egocentrismo ? Era um herói ou apenas mais um sequioso pelo poder ?

Jânio Quadros, talvez um dos mais polêmicos, era um perturbado emocionalmente? Um bêbado com sorte? Renuncio na tentativa de um " Golpe de Estado" ou por que preferiu lavar as mãos quando se viu acuado pelas elites ? Existiam realmente as forças terríveis a que ele se referiu, ou seriam elas apenas as forças ocultas na sua garrafa de cachaça ?

E o Jango? Herdeiro político de Getúlio...Era realmente um esquerdista, ou apenas um estadista que buscava novos caminhos diplomáticos ? Por que os militares temiam tanto a Jango a ponto de impedirem sua posse e mudarem o regime de presidencialista para parlamentarista?

O que dizer de nosso "presidente colorido", o primeiro Fernando, o homem dos esportes, o garoto propaganda, o "queridinho" da rede Globo, o galã da mulherada.

Passou rapidamente de "caçador de marajás" à condição caçado e por fim cassado.

O seqüestro do dinheiro da população brasileira foi uma jogada de mestre ou um delírio egocêntrico? Quem matou seu braço direito, o carequinha PC Farias?

Depois da sua cassação, de Fernando em Fernando a gente continuou se ferrando.

Agora temos o Lula, operário ( ? ), semi analfabeto (?), elevado e mantido na condição de presidente pelo voto popular. Quem é Lula? Um cara capaz de dar a volta por cima? Um omisso inveterado? Um marionete nas mãos de "iminências pardas"?

Um estadista capaz de fazer mudanças , de equilibrar a economia, ou um sortudo porque o cenário mundial lhe é favorável ? Um nepotista sem limites, que favorece os "companheiros" ou um descentralizador de poder que divide e cria dezenas de ministérios?

Ok...Ok ...sei que vão reclamar que pulei uma série de presidentes, mas foram figuras que não deixam nada de marcante, o acadêmico dos marimbondos de fogo, o topetudo do fusquinha...e o outro que pediu para esquecermos tudo que ele escreveu antes de ser presidente. Então me reservo o direito de atender e estender o seu pedido e esquecer tudo que disse e fez quando presidente também, guardando na lembrança apenas e tão somente o loteamento das estatais e o tal apagão, pelo qual todos nós pagamos caro.Ah, é claro que não se pode esquecer a compra de votos com favores diversos ou em espécie, para a possibilidade de sua reeleição...quem já se esqueceu que o real, que tantos votos rendeu a ele e seu cortejo, despencou perante o dólar logo que tomou posse pela segunda vez ?

Mas vamos continuar falando de figuras importantes, as que citei acima...

O que todos eles tinham ou tem em comum é a polêmica em torno de seus nomes.

Todos eles passaram à história como heróis e vilões, todos estão envolvidos em paradoxos, em mudanças de comportamento, na polarização de forças. A grande maioria deles tem o perfil de populista.

Quase todos, em algum momento mudaram o rumo no meio da viagem.

Populares e impopulares; heróis e vilões; Salvadores da Pátria e traidores das esperanças.

Paradoxais, multifacetados e polêmicos, a visão que se tem de cada um, varia de acordo com o angulo do qual se olha.

Se estendermos nossa visão para o cenário mundial encontraremos outros exemplos semelhantes.

Minha conclusão ? Não sei se posso chamá-la assim, mas, o que me chama atenção em tudo isto é que, pelo bem ou pelo mal, todos são figuras carismáticas, todos eles "deram a cara à tapa", tanto nos erros como nos acertos.

O que moveu ou move cada um dos referidos senhores é um mistério que se encontra guardado dentro do peito de cada um.

Como observadores resta-nos concordar ou discordar de seus feitos, avaliar o que cada um de nós faria se estivéssemos nos seus lugares, ou o que gostaríamos de fazer se nos fosse permitido.

Não podemos nos esquecer de que "forças terríveis" ( como dizia o Jânio ) atuam na órbita dos que adquirem algum tipo de poder. Como se lida com essas forças é que são elas. Pode-se enfrentá-las e acabar-se isolado como alguns fizeram, ou pode-se tentar a política do toma lá dá cá para se conseguir fazer, ao menos parcialmente, o que era nosso intento inicial.

E não se iludam os que pensam que isso acontece apenas no cenário político, basta uma olhadela mais apurada ao seu redor para encontrar exemplos menos famosos. Em todas as camadas da sociedade há os que se posicionam e os que se omitem, os que são idealistas e os que deixam o barco correr. Os primeiros sempre serão amados ou odiados, dentro de suas esferas de atuação alcançam uma certa "imortalidade", os segundos passam pela vida como sombras que se dissipam no raiar de um novo dia