Ler: Uma necessidade básica do ser humano

"um país se faz com homens e livros" (Monteiro Lobato)

A maior fonte de poder que existe é o conhecimento. Conhecer torna o homem capaz de modificar o mundo ao seu redor. Mas a busca primordial do ser humano é por suas necessidades básicas: alimentação, saúde, moradia... e é aí que entra a leitura como mais uma necessidade básica do ser humano. Ler amplia os horizontes, permitindo chegar ao conhecimento. A possibilidade de saber o que diz a bula de um remédio pode evitar a ingestão indevida do mesmo; ler os detalhes de um contrato bancário pode evitar que se paguem mais juros e esses são apenas dois pequenos exemplos.

No entanto só saber ler não leva a pessoa ao conhecimento, afinal há pessoas que não sabem ler e escrever e que detém grande conhecimento e por outro lado há um grande número de pessoas que sabem ler e escrever dentro da norma gramatical, mas são incapazes de interpretar textos ou obter conhecimento a partir da leitura, desenvolvendo uma nova classe de analfabetos funcionais, que não usufruem do mundo de possibilidades que a leitura pode proporcionar.

Quando se trata da falta de leitura, vários são os responsáveis, sendo que é mais prático “culpar” maus governantes ou a qualidade da educação, mas um elemento bem mais próximo do nosso dia-a-dia é a falta de estímulo a leitura dentro de casa. Como estimular uma criança a ler, se os pais ou adultos próximos preferem sempre estar diante da TV (diga-se de passagem, de qualidade de programação altamente duvidosa, uma vez que os canais educativos não são privilegiados em nossas residências) ou realizando outras atividades que não incluem livros, revista e afins? O exemplo é necessário desde cedo, “gastar” tempo com a leitura de um livro para uma criança ou estimular a leitura de revistas em quadrinhos e posteriormente livros mais complexos em conjunto com a criança formará futuros (bons) leitores.

Bons leitores terão conhecimento para exigir das escolas uma educação mais eficiente, escolher melhores governantes e cobrar deles maior investimento, por exemplo, em bibliotecas públicas ou contribuição a iniciativas privadas de estímulo a leitura. Esse é um dos aspectos lamentáveis da realidade em especial de pequenas cidades do interior dos estados, a ausência ou total descaso com a criação e manutenção de bibliotecas públicas e conseqüente falta de opção cultural as pessoas.

Como diz o poeta e músico Arnaldo Antunes “Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte. A gente não quer só comida, a gente quer saída para qualquer parte...”. Isso por que ler também é uma necessidade básica do ser humano. Ler nos leva ao conhecimento e o conhecimento nos leva a satisfazer a maior necessidade do ser humano : Liberdade!

Ibnéias Costa da Silva em 11/07/2008.