Nós

Estressante o ser humano. Racional e, "sabe se cuidar sozinho”. Ele mesmo descobriu que só utiliza dez por cento do cérebro, e que só vive em sociedade: isolamento visto como doença social.

Ainda assim são arrogantes, pretensiosos. Insistem em forma perfeita, certezas inatingíveis. Ainda assim têm a audácia de dizer frases do tipo: "me viro sozinho”.

Temos centenas ou talvez milhares de áreas de conhecimento, grossas camadas de escritores, cientistas, tratados, ensaios, livros. Relatórios, informação. Com tudo isso, porém só conseguimos dizer uma coisa, bobos que somos: tudo é relativo; tudo é relativo; tudo é relativo. Buscamos a verdade e nos conformamos (nos confortamos) com a relativização de tudo.

Cremos, queremos ser e admiramos os sensíveis, mas tratamos as pessoas com quem convivemos, no lar, ao nosso redor, com instintiva brutalidade. Estamos -sempre- convictos de tudo; mas "só sabemos que nada sabemos”.

Desacreditamos em opostos tentando de todas as formas alinharem, unir, selecionar tudo. (Equívocos como esse nos conduziram ao escravismo e á segunda guerra.) Porém nascemos e morremos - nada pode mudar isso, pode?- corremos e desaceleramos, alegramos-nos e entristecemos-nos, subimos e descemos, amamos e detestamos, preto e branco são peças básicas do nosso vestuário (seria coincidência?).

EMERSON CRUZ