ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR!

I

Conforme segue o tempo e a História, há fatos que se nossos olhos não testemunhassem, nos negaríamos a acreditar.

Refiro-me à crise do mercado financeiro norte-americano, que balança o mundo!-e às outras "coisitas mais"!

Quando criança, sempre ouvia meu pai-que já não está entre nós-comentar sobre a crise da bolsa de 1929.

Lembro-me que, com os olhos espantados, contava-me aquela história-embora dela eu não entendesse nada!-como se fora o fim do mundo!

Que nada! O mundo taí, pra quem quiser ver...muito mais emocionante.

A vida seguiu, a maturidade chegou, meus olhos se apuraram.

Mas às vezes, olho para o mundo com aqueles olhos espantados do meu pai!

Ontem vi umas imagens divulgadas pela mídia, nos quais o Big Boss de lá de cima se mostrava um tanto abatido.

Não é para menos.

Um abalo economico-financeiro em época de decisão eleitoral é de ferver os miolos de qualquer um...que dizer então dos quase donos da economia do mundo!

Enquanto isso...

II

Mas o que me intriga e me preocupa é que abaixo da linha do equador, paralelamente a tudo, realmente o mundo parece outro!

Por aqui, só notícias boas!

Nossa história registra, acredito,o maior índice de aceitação duma gestão presidencial...em véspera de eleição.

É o paraíso cá embaixo em contraste com o inferno do império lá de cima!

Tudo sobre controle. Estamos blindados! Uffa, ainda bem!

Apenas a BOVESPA interrompendo sua atividade.

Mas povo precisa de "bolsa"...de valores?

Claro que não!

Precisaríamos sim, é resgatar os "valores" éticos, ao menos.

Como não entendo "nadinha" de economia , tampouco de política, eu prefiro acreditar no paraíso...dos números, embora sempre ouça dizer que nosso país não é lá aquelas coisas em estatísticas.

Mas, embora povo, eu continuo preocupada.

III

Porque exatamente lá pela "linha do equador", o resultado dum referendo poderá referendar uma mudança da nossa história por aqui.

É de assustar como o povo, seja ele donde for, adora colocar a corda no pescoço...e ainda assina embaixo! Deus do céu!

Mas a humanidade sempre acredita...e se a moda pegar...tem gente que vai comemorar!

Bom, como sempre, vai ver que sou eu que não abandono esse meu maldito ceticismo, e não consigo, obviamente, enxergar o óbvio...

Então, para não ser chata, visto a fantasia para pular o nosso carnaval.

Porque, conforme ensina Caetano...

"Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu"