O imaginário das relações humanas.....

Interessante perceber o quanto as relações pessoais têm passado por uma transformação nos últimos tempos.... creio que em tempos de outrora existia mais cordialidade e respeito entre os seres humanos.... não havia tanto interesse em manter relações com uma ou outra pessoa.. tudo era de forma natural, espontânea e gratuita... algo que hoje não se percebe....

As relações pessoais hoje passam pelo imaginário de ser importante e ter poder.... é dado mais ênfase às relações que possibilitem certo "poderio" às outras e vice-versa.... não é preciso ir muito longe para se perceber isso... em nosso ambiente de trabalho por exemplo... percebe-se que dentro de qualquer estrutura social, nós, pobres mortais que sucumbiremos amanhã, talvez, damos mais importância às relações de poder e status em nosso meio...

Sem dúvida e com total certeza é uma verdadeira inversão de valores.. ou melhor, não de valores, mas de atitudes medíocres e imbecís... sim, porque valores são outros sentimentos e atitudes humanas que trazemos conosco ao longo de nossa existência e que vamos inculturando ao longo de nossa história de vida....

Há, é verdade, um abismo enorme e colossal entre o ideal e o real da natureza humana... na maioria das vezes deixamo-nos confundir com esses parâmetros e acabamos não compreendendo a dinâmica das relações sociais vividas nos dias de hoje...

No nosso íntimo desejamos que as pessoas sejam boas, gentis, educadas, prestativas, enfim, humanas.... mas encontramos o contrário de tudo isso.... encontramos na verdade a realidade dos outros.... pessoas mal educadas, não prestativas, desinteressadas - interessadas apenas pelos seus próprios interesses, arrogantes e pedantes, tratantes e por aí vai a adjetivação de tais pessoas.... se é que podemos chamar de adjetivação, uma vez que o adjetivo expressa a qualidade do substantivo...

Não podemos generalizar todo contexto social em que vivemos... encontramos pessoas boas e tocadas pelo bom senso e humanidade de espírito.... mas são poucas... contamos entre os dedos... mas tudo isso é fruto da experiência particular e individual do ser humano.... é fruto de sua formação espiritual, sem querer também culpar essa formação ou segmentar tal fruto... é resultado também de suas qualidades e personalidade própria.... que cada um traz consigo desde sua origem e que vai se moldando, sabendo com prudência estruturar a sua intimidade com o outro...

Somos obrigados, talvez a saber conviver com as pessoas de um modo geral... mesmo não partilhando de tais atitudes que nos ferem e que vão contra a nossa formação pessoal e íntima, cabe-nos o respeito... apenas isso... respeitar as diferenças de personalidade e tratamento humano.... soubessem elas o que seria ser humano de verdade.... sentir o outro.... mas resta-nos isso... o respeito....

André Ícarus
Enviado por André Ícarus em 08/03/2006
Código do texto: T120552