GERAÇÃO INSATISFAÇÃO

Acabamos de comemorar o dia da criança e o de NOSSA SENHORA APARECIDA.

Duas datas coincidentes, porém de objetivos reais bastante distintos.

Eu realmente não saberia dizer qual o verdadeiro, o real objetivo de se dedicar um dia à criança, pois na verdade, às crianças pertecem todos os dias, e em resumo, o futuro do planeta.

Aos santos, a avaliação é mais holística , mais teológica, e obviamente um assunto que não se discute.Apenas se respeita.

Mas entre objetivos teológicos e sociológicos, uma fato é certo: A sociedade se vale d'alguns dias para ainda estimular o consumo.

Vende-se a fé....e vende-se a esperança!

Duas virtudes que não têm preço.

A terceira qualidade da trilogia, a caridade, sempre muito longe do todo!

E um fato é no mínimo curioso: a insatisfação cada vez mais crescente no rosto das crianças.

Pais se sacrificam pelos presentes, que passaram a ser apenas mais um, entre tantos de todas as datas consumistas que existem por aí, totalmente descaracterizadas de seus própositos originais aonde "presentes" que se acumulam, sequer são desfrutados, com afeto e zelo.

Tenho observado a reação das crianças quando são presenteadas, e vejo que a satisfação ao se ganhar, está algo muito diferente daquela que sentíamos na nossa época de criança, aonde não tínhamos muito.

Mas tínhamos o suficiente apra sermos felizes. E muito!

Hoje sempre se quer mais.Um mais que nunca as satisfaz.

Enquanto esboça-se um dilúvio financeiro pelo mundo, me parece que o pânico se vincula na possibilidade de não mais poder "comprar", e não existe perocupação alguma, inclusive por parte dos pais, que são a principal referência das crianças, em se presentear de maneira mais racional, mais inteligente, mais útil.

Uma roda viva que apenas alimenta certas ansiedades consumistas, e os leva a um vazio impossível de se preencher.

Época para se refletir.

E entender que o melhor presente seria a presença, sempre insubstituível,das mãos que mostram os verdadeiros caminhos.

Talvez o melhor a se pedir à Nossa Santa Padroeira: Que conduza pais filhos e responsáveis educadores para a conscientização do essencial.