A DEMOCRACIA ESTÁ EM PÉ!...DE GUERRA.

Quem já me conhece um pouquinho, já percebeu que desperto fazendo poesia.

EU NÃO TENHO TAL HÁBITO APENAS PORQUE GOSTO.

JULGO QUE PRECISO...E MUITO!

Porém, embora digam que os poetas têm a cabeça na lua, a minha jamais deixou de ter os pés na terra. Podem acreditar.

Às vezes me lamento por isso, porque andar por campos minados, tentando poetar flores de "concreto", nunca foi tarefa fácil para ninguém.

Nem para os que vivem no mundo da lua.

Mas o fato é que ontem, muito próximo a mim, meus campos de flores explodiram.

Literalmente.

Dizem os experts, que as bombas eram de "efeito" moral.

Pus-me a pensar, como uma guerra a céu aberto, pode ter algo moral, ainda que possíveis "causas" possam ser amorais.

Sinto que o campo está minado, realmente. Fechei meus olhos...mas eu vi. Tratava-se de algo impossível de se esconder.

Vivemos uma tensão social inacreditável, e há quem se aproveite disso.

Agora tais "efeitos" atingem quem deveria dar o exemplo ou ao menos a tranquilidade para a sociedade, o que gera muita insegurança.

Ainda que a situação seja manipulada, não tenho nenhuma dúvida que existe uma insatisfação social mais que latente.

Já explodiu. É só observar as cenas de guerrilha urbana que não saem da mídia.

Venho sempre no meus artigos dizendo que o problema é mais embaixo. A crise é institucional, e temo que estejamos falindo enquanto instituição democrática.

Democracia não é guerra, muito menos manipulação da crítica alheia em véspera de urnas, dos votos que pacífica e dignamente vão implorar por dias melhores e devido respeito à cidadania!

Eu sei de quem é a culpa. Querem saber? É fácil. A culpa não é nossa! porque a crise sempre está lá fora...nas bolsas! Sempre esteve fora.

Esse é o problema: Os "nossos" problemas sempre são internacionais, globalizados, sempre "dos outros".... uma eterna mania de grandeza.

Poderá chegar o dia em que os "outros' vão tentar resolvê-los, botando a devida ordem na casa. Uma casa rica! Que, a olhos vistos, perdeu o comando de si....e haverá quem baterá palmas, porque a História nos ensina que é sempre a mesma.

Está mais do que na hora de olharmos para o NOSSO UMBIGO!

Antes que percamos o bonde democrático, e o que é pior, em nome dos fracos e oprimidos!. Que pena.

O pão ainda é pouco...e o circo já pegou fogo...há muito tempo.

É só por isso que faço poesia...para afugentar o meu medo.