Adolescentes - e o Mosaico de Antoni Gaudí - Parte III

“O MURAL DO ADOLESCENTE”
O Programa Saúde Integral do Adolescente-PROSAD, foi a gerência responsável por todo o desenrolar dos trabalhos, desde conseguir verba e material para construção do grande painel, em mosaico, de cerâmica a elaboração e execução de oficinas.

O PROSAD também firmou parcerias, promoveu a divulgação e o encerramento com um grande evento para adolescentes, pais de adolescentes, professores e técnicos das diversas áreas, saúde, educação, ação social, limpeza urbana e justiça.

Antes do início dos trabalhos com mosaico, ou seja, da construção do muro onde seria montado “O MURAL DO ADOLESCENTE” totalmente em mosaico, Todas as parcerias se reuniram ao ar livre, na pracinha...

Lá trocaram idéias, sobre o que seria feito e como seria feito... Os adolescentes foram orientados sobre a importância do equipamento de segurança, sobre toda a programação desse evento. Neste momento foi possível escutar diversas sugestões do grupo de adolescentes aprendizes e mestres (instrutores) na “Arte do Mosaico”.

Esta escuta revelou o compromisso e a autoconfiança da queles adolescentes, o orgulho e o prazer de estarem fazendo em conjunto, um trabalho de arte, mostrando em praça pública a sua capacidade artesã.

A seguir Foi realizada uma programação interna de oficinas, para os jovens adolescentes. Este treinamento foi dado por técnicos dos diversos núcleos (setores da Secretaria da Saúde do Estado).

Foram feitas demonstrações do trabalho que aquele setor, o PROSAD, realiza na Secretaria da Saúde através aulas com recursos audiovisuais, som, álbuns seriados, cartilhas, etc. para tornar mais fácil a compreensão, interesse e integração dos jovens, teriam duração de 2h e intervalo p/ um lanche (15 min).

Os temas abordados foram: Vigilância Ambiental (importância da Água), Vacinas, Educação em Saúde, Saúde Mental ( Prevenção as Drogas), Saúde Reprodutiva e Prevenção as DST/AIDS, Vigilância Epidemiológica, etc.

Complementando esta fase de orientação aos jovens foram convidados 20(vinte) adolescentes do sexo masculino e feminino de escolas públicas e ONGS, que seriam capacitados na "Arte do Mosaico"e Multiplicadores também em Ações de Saúde e Cidadania. Foram orientados a usarem todos com equipamentos de proteção necessários.

Com esta nova parceria surgiu o Slogan: "A Saúde e a Arte do Mosaico juntos resgatando a Cidadania dos Adolescentes e Jovens".

Para divulgação, foi colocada uma faixa a frente da Secretaria Estadual da Saúde durante todo o tempo que em que ocorreram as oficinas no interior da referida Instituição.

Durante a construção do “Mural do Adolescente” aconteceram, varias visitações no local de trabalho que significou um evento de cunho social e solidário, muito importante.

Houve o registro e o comparecimento da imprensa, e divulgação expressiva na mídia. Os visitantes se encantaram com a montagem das peças (mosaico) e o colorido da paisagem.

Também ocorreram visitas de outras instituições locais, alunos e professores de outras escolas e até pacientes de um Sanatório-Hospital Dia (de Saúde Mental).

Texto Inédito!

PROJETO: O ADOLESCENTE QUER SABER (Área da Psicologia do Adolescente).
Marize Morais-Psicóloga Clínica. João Pessoa (PB), 09.08.2007.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998



Marize
Enviado por Marize em 21/11/2008
Reeditado em 25/11/2008
Código do texto: T1295188
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.