Adolescentes - e o Mosaico de Antoni Gaudí – Parte IV

Continuaram os trabalhos dos adolescentes, compondo o mosaico com pedacinhos de cerâmica coloridas...

O representante do Consulado Português visitou a Secretaria de Saúde de Estado da Paraíba, e conheceu o trabalho que os adolescentes estavam realizando, na pracinha com mosaico...

Esta representação portuguesa ficou impressionada, e convidou os adolescentes para visitarem sua cidade natal, em Portugal, e fazer demonstrações das tesselas (arte no Mosaico).

Dois jovens adolescentes foram selecionados, e foram, para Portugal, sem despesas... Uma grande oportunidade para aqueles e outros jovens, as portas se abriram... As oportunidades apareceram... Finalmente...

Ainda quando os trabalhos estavam a decorrer, durante uma “roda de diálogo” com os “profissionais da arte em mosaico” aconteceu um fato curioso...

Eles demonstraram interesse por uma mulher e lhe dedicaram um doa painéis criados, com a arte em Mosaico, intitulada: "Painel Mulher Forte".

A informação sobre a origem deste título, surgiu durante as reuniões com o grupo onde eles falavam sobre si, sobre o trabalho de criação, suas perspectivas, etc.

Segundo seus comentários, a mulher (forte) tem 80(oitenta) anos e se chama "Zabé da Loca” (Isabel da Loca- "essa mulher é rocha" diz um deles) é maestrina e tocadora de pífano (Pife como chama o sertanejo), sem marido, criou seus filhos morando numa "loca"(Gruta- imensos monolitos) e tocando pífano na serra do Cariri paraibano, já gravou até CD.

Nesta homenagem percebe-se que aquele grupo de adolescentes tem uma idéia das dificuldades de sua sobrevivência, e se espelham em seus heróis suburbanos, que conseguem reverter a situação, alcançando a inclusão social, o reconhecimento de seus esforços e valores. Enquanto crianças vindas da periferia, pertencendo a classes menos privilegiadas e que, ainda assim, vislumbraram e efetivamente viveram a oportunidade desta mudança, através do trabalho, da arte e da fé em si mesmos. Uma resultado alentador frut do empenho e integração de parcerias interinstitucionais, em João Pessoa (PB).

Texto Inédito!

PROJETO: O ADOLESCENTE QUER SABER (Área da Psicologia do Adolescente).
Marize Morais-Psicóloga Clínica. João Pessoa (PB), 09.08.2007.
Direitos autorais reservados/Lei n. 9.610 de 19.02.1998


Marize
Enviado por Marize em 21/11/2008
Reeditado em 25/11/2008
Código do texto: T1295189
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.