Salão da Amizade

Salão da Amizade

Armstrong

Quando se analisa o modo de viver dos que habitam em pequenas comunidades, observa-se que existe certa humanização no dia-a-dia das pessoas. Quase todos se conhecem. Quando algum morador é premiado pela natureza com algum peixe grande ou alguma caça, sempre há preocupação em se manter as amizades e se procura dar aos vizinhos um bom pedaço do animal. Quando um adoece, logo aparece alguém com alguma ajuda. Com o crescer dessas comunidades, no entanto, essas boas práticas de se viver parecem desaparecer. Somem com o vento.

Atualmente, a vida dos que habitam prédios de apartamentos nas áreas urbanas das grandes cidades tem se tornado cada vez mais solitária, principalmente nos edifícios com mais de duas unidades por pavimento. Embora existam condomínios com muitas opções de lazer, como piscinas, saunas, academias, etc., onde se travam alguns diálogos, a maioria dos edifícios residenciais não tem áreas que permitam que seus moradores construam amizades entre si. Vive-se um autêntico isolamento familiar, onde cada qual leva sua vida sem se preocupar com os que habitam ao seu lado. Nessas edificações, quando muito, as pessoas se cumprimentam com o tradicional bom dia/boa tarde/boa noite e fim de papo. É preciso, portanto, que se conscientize de que, para se viver bem em comunidade, é necessário que se cultivem amizades com a mesma preocupação que se tem de se manter o corpo e a alma perfeitamente limpos. A idéia que se propõe a seguir é uma contribuição que pode minimizar os efeitos negativos de uma vida isolada; pode permitir que se consiga viver em condomínios verticais de uma maneira bem mais saudável.

Um Salão da Amizade deveria ser construído em cada pavimento das edificações que possuam três os mais unidades residenciais por andar. Embora esse espaço deva pertencer à Área Condominial, sua utilização ficaria aos cuidados dos moradores de cada pavimento, e estes decidiriam qual a melhor utilização para essa área. Poderia ter as dimensões que fossem possíveis ao empreendimento: 3x6m, 4x8m, etc. Imagina-se que tivesse uma bela e totalmente gradeada sacada. Poderia ter ou não banheiros e o que mais fosse interessante aos moradores de cada pavimento, como uma bem funcional churrasqueira, principal desejo dos que moram em apartamentos. Uma pequena abertura na porta de acesso deveria permitir que se visualizasse seu interior. Deveria ter um tratamento acústico para evitar que qualquer comemoração no seu interior perturbasse o sossego dos moradores do edifício.

As principais finalidades do Salão da Amizade poderiam ser:

1) Permitir aos moradores de cada andar um espaço para pequenas comemorações, churrascos, pequenas reuniões, realizar novenas, etc., de modo mais simplificado;

2) Espaço para brincadeiras de crianças pequenas;

3) Espaço para os moradores assistirem filmes nos fins-de-semana;

4) Pontos de Internet e/ou TV por assinatura;

5) Espaço para se assistir jogos de futebol, basquete, etc.;

6) Espaço para estudos em grupo (vestibulandos);

7) Espaço para se atar 4 ou 5 redes de dormir;

O que e como cada salão poderia ser utilizado em cada andar, deveria ser discutido e aprovado por seus moradores. Quando não houvesse consenso, o que poderia ocorrer em alguns andares, poder-se-ia pensar em decorá-lo de maneira tal que permitisse receber convidados das famílias ocupantes do andar ou que sua utilização fosse discutida de outro modo qualquer. O importante é que a existência do Salão da Amizade permitiria, pelo menos, que olhássemos nossos vizinhos com mais sentimento de amizade ou até como verdadeiros irmãos.