A Paixão continua......

Sofrimento humano... quanto sofrimento é visto nos dias de hoje.....

quanta gente sofre por não ter pão, comida, um teto digno que possa repousar..... quantos não morrem por falta de atendimento nos hospitais, por falta de cuidados médicos necessários.... pela negligência humana..... quantos não sofrem com as guerras e conflitos armados tão desnecessários.... quantos desses conflitos armados não ceifam as vidas de milhares de inocentes..... crianças e jovens, adultos e idosos..... quantos não sofrem com tudo isso nos dias de hoje......

São as chagas que continuam a sangrar....

quantos não morrem de fome em países do Terceiro Mundo, África, Somália e Ásia..... e não é preciso ir muito longe.... em nosso país..... em nossa cidade..... debaixo de pontes e viadutos.... nos sinais de trânsito..... das marquises das grandes avenidas do centro..... quantos não chegam a serem confundidos com um “amontoado de lixo”, pela sujeira imunda em que se encontram, numa situação de miséria gritante e revoltante em que vivem, como se fossem “bicho-homem ou homem-bicho”.... ficam ali a mendigar um pedaço de pão, algo que possam comer por mais uma noite..... e nós passamos, muitas vezes, indiferente a todo esse sofrimento e realidade estúpida humana.....

E ainda dizem que o sofrimento da cruz não continua nos dias de hoje.... é muita falácia da enorme pluralidade das igrejas existentes.... e continua o sofrimento humano....

quantos não buscam comida em meio ao lixo dos prédios que são colocados nas calçadas.... quantos não morrem por balas perdidas vindas de conflitos entre policiais e marginais, sejam de favelas ou de bairros nobres de nossas cidades.... quantas famílias são destruídas, arruínadas..... quanto sofrimento é imposto aos pais e familiares dessas pessoas que são tiradas desse plano de vida de forma brusca e repentina..... é algo indescritível tanto sofrimento.....

Sem dúvida, o sofrimento humano é presente na história de vida do homem desde os primórdios dos tempos..... é algo inerente à natureza humana.... à sua constituição....

Por outro lado não deixa, também, de ser consequência da atitude impensada do próprio homem.... de seu poder de decisão, que opta por medidas que não promovem o bem comum..... ações que beneficiam apenas seus próprios interesses em detrimento dos interesses da maioria do povo...... são poucos com muito..... e milhares sem nada.....

Mas interessante também é perceber que todo esse sofrimento cruel e desumano em que vivem muitos, é a continuação do sofrimento d'Aquele que morreu por nós..... é a continuação de sua Paixão e Morte na carne de muitos inocentes..... daqueles que não tem voz e nem vez nessa sociedade injusta e corrupta.... não aceitar isso como uma verdade é rejeitar a condição de irmão que o outro me faz..... sou irmão dele através d'Ele.... não aceitar isso como uma verdade aos nossos olhos é me tornar indiferente ao sofrimento daqueles que sofrem ao meu lado... chega a ser uma atitude de fariseu, de hipócrita, de mentiroso..... “onde sofre e morre o teu irmão, Eu estou sofrendo e morrendo nele....”

“Completo em minha carne o que faltou aos sofrimentos de Cristo no alto da cruz....” Col 1,24

p.s. inspirado num encontro com meus amigos A.A, J.J e M.G, meditem-no e uma Boa Páscoa.....

André Ícarus
Enviado por André Ícarus em 10/04/2006
Reeditado em 10/04/2006
Código do texto: T136724