A Sabedoria Essencial
 
            À medida que o ser se conscientiza da sua realidade, galga novos patamares psicológicos, estando mais apto a sentir e a perceber o apelo das suas realizações íntimas e profícuas.
            Podemos dizer que o nosso destino encontra-se desenhado diante de nós, escondido por detrás de uma espessa neblina e o que temos que fazer é avançar diante da neblina em busca de desvendá-lo.
            Quando a luz do sol emerge, a neblina afasta-se, o mesmo se dará quando sua luz interior começar a expandir-se e afastar as brumas que o impedem de vislumbrar a essência da sua existência. Ampliar os domínios interiores faz com que avancemos na senda do progresso e trabalhemos pela nossa evolução espiritual com o mesmo afã com que o fazemos pelo progresso material.
            Paradoxalmente, os primeiros degraus da existência são patamares extensos, nos quais delongamos muito tempo até que hábitos construtivos e sólidos nos impulsionem a angariar forças para alcançar novos níveis. Assim, adormecemos durante milênios na barbárie antes de subir aos estágios básicos da civilização e mesmo esta se divide em várias fases que, a cada estágio, se tornam menos sensíveis, se comparados aos primeiros que eram grotescos, sutilizando-se e tendo uma curva mais acentuada, praticamente linear em seu final.
            O próprio fato de nos conscientizarmos de nossa pequenez e de nos colocarmos, definitivamente, na busca do crescimento espiritual, cria uma espiral de desenvolvimento que passa a nos apontar o caminho a ser seguido. Quando finalmente olhamos para trás, nossa vida parece ter seguido um destino lógico, sendo que mesmo os dissabores vieram a nosso próprio benefício, fazendo com que nos corrigíssemos de nossos maus hábitos, que buscássemos nos aprimorar em inteligência e moral, angariando assim elementos essenciais ao nosso caminhar rumo à verdadeira felicidade que não pode nos ser roubada por eventos passageiros.
 
            A cada fase existencial nos deparamos com elementos que precisam ser trabalhados e lapidados, formando a base imprescindível que servirá também de catapulta para que se conquiste novos padrões. Quando percebemos os desafios e adotamos a postura de identificá-los como tal, criamos uma íntima motivação que nos traz alegria e entusiasmo diante dos desafios que nos são apresentados. Conscientes de que não há saída a não ser a de seguir em frente, focamos com intensidade naquela luta e uma atitude positiva e saneadora passa a habitar em nosso íntimo, guiando as nossas condutas.
            Os mecanismos de fuga, sendo eles alguns amparados pelo uso de químicos, ou na busca de hábitos destrutivos, como a gula, ou a preguiça, apenas refletem que ainda temos trabalho a ser executado.
            Quando nos adiantamos, buscamos a alimentação através de doutrinas saneadoras, nosso espírito sente o apelo do belo, a força que angariamos através da meditação e da oração e as incríveis energias que nos são trazidas através do serviço voluntarioso de amparar ao próximo, nele incluídos os membros de nossa família.
            A maturidade espiritual e o ato de adotarmos a postura de aceitação das leis de Deus como um benefício ao nosso adiantamento, transformam a jornada em um exercício de iluminação que temos prazer em encarar. Basta ver como criaturas que chamamos iluminadas traziam, dentre suas muitas virtudes, o bom-humor, a paciência e a tolerância para com as fraquezas do próximo.
            Passamos a buscar cavar o tesouro espiritual com avidez, conscientes de que só a verdade e a procura absoluta da verdade nos liberta. Buscai e achareis é não apenas um anátema ou peça oratória, mas uma lei com desdobramentos incríveis e imediatos. A viagem rumo ao crescimento interior se faz das mais notáveis e compensadoras, visto angariar elementos que se impregnarão no espírito, traduzindo-se em conquista patrimonial definitiva.
            Buscai o Reino de Deus e tudo o mais vos será acrescentado. O Reino está em nós e dentro de nós, bem como todos os seus tesouros que, à medida que compreendemos a verdade essencial de todas as coisas, se nos fazem cada vez mais tangíveis e inalienáveis.
 
            A paz de espírito que se alcança ao se firmar e ancorar na verdade absoluta se reflete em uma força capaz de dobrar em nosso entorno até as criaturas mais intolerantes e confusas. Podem até nos detestar, repudiar e afrontar as nossas idéias, mas não poderão resistir ao apelo de sua natureza espiritual. O magnetismo de quem se ancora na verdade passa a ser percebido e notado pelos irmãos de luta e mesmo os naturais adversários de hoje, que serão irmãos de fato, quando se puserem também no caminho do autodescobrimento, sentem a energia que emana do verdadeiro filho da luz, campeão absoluto de Deus.
 
            O sábio de verdade não se isola em uma montanha esperando que nos esfolemos na subida em busca de conselhos, ao contrário, empenha-se nas lutas de sua comunidade e tudo faz ao seu alcance para iluminar as mentes que o cercam, o que acaba fazendo, mesmo que aqueles muitas vezes o decepcionem.
            Ser solidário é um sinal de grandeza moral e aquele que foge das lutas coletivas na escusa de que já evolui bastante, mais tem de vaidade do que de amor, precisando ainda despojar-se de si mesmo, e do próprio ego, antes de atingir estágios mais elevados.
            Admiramos homens de elocução e de pesquisa como doutores da lei e do saber, o que é apenas uma ilusão, se a inteligência não vier a benefício da humanidade e do progresso moral da mesma. São indispensáveis a pesquisa e a análise, bem como a crítica e a reflexão a respeito dos hábitos, mas tais elementos não podem estar dissociados do amor, da cooperação e da bondade, sem o quê ganham um caráter materialista e frio.
            A sabedoria resulta da união do conhecimento com o amor, cujos valores tornam a pessoa traquila, ao invés de calculista e distante, tornando-a afetuosa, ponderada e racional, sem se integrar às vertigens de paixões doentias.
           
(Textos como esse compõem nosso novo livro: Sou do Bem – veja em Livros à Venda via link: www.jurandiraraguaia.com)