DO CAMINHO DAS ÍNDIAS...AO CAMINHO DE PEDRAS...

Sirvo-me do presente ensaio para um desabafo ancorado num mail que circula pela internet e que chegou até mim.

Na íntegra:

*****************

"Olá! P/ vc este texto do prof. Ricardo Marques.

Realmente não podemos aceitar esta situação.

Prezado diretor da novela “Caminho das Índias” e estimados cidadãos brasileiros.

Desde o dia em que foi lançada a novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo, tenho assistido muitos capítulos e me encantado em conhecer e reconhecer o tesouro cultural indiano, bem como elementos da cultura religiosa hindu.

Entretanto, uma outra questão tem me preocupado muito e, espero, ter preocupado também a meus colegas de profissão, às famílias de nosso país e as autoridades públicas.

Sabedores que somos da capacidade de formação de opinião que os meios de comunicação social, em especial a televisão, exercem sobre a população, não podemos admitir e continuar assistindo cenas de uma novela, de horário nobre, onde a educação escolar e seus profissionais sejam desvalorizados, desrespeitados e tratados como algo relativo.

A realidade de alunos agredindo sua professora, pais usando da prepotência e do poder para desbancar as autoridades escolares, o uso da violência física entre os colegas da escola, tudo isso é parte do que estamos assistindo todas as noites, pela Rede Globo de Televisão. Nós e tantas crianças , adolescentes e pais que, depois, serão reprodutores de tal realidade, nas escolas, nas ruas e nas praças de nosso país.

A escola é o ambiente das aprendizagens. Nela, todos nós estivemos e nunca esqueceremos. As relações vivenciadas no ambiente escolar ( na sala de aula, no pátio, nas saídas de estudo, nas reuniões de pais, no encontro dos colegas de turma...) todas elas são formativas, educativas. Todas elas podem nos humanizar ainda mais. Mas, infelizmente não é este referencial que estamos tendo.

Não é possível que fiquemos passivos diante de tal realidade.

A formação que tive, o juramento que fiz no dia de minha formatura e a consciência que tenho do papel da educação escolar e familiar na vida de uma criança e/ou jovem, me fazem registrar tal posicionamento e pedir, que urgentemente, todos os educadores, familiares, jovens e pessoas comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e pacífica, se juntem num mutirão de conscientização sobre tal realidade e de , mobilização para que o diretor da novela Caminho das Índias , e a Rede Globo de televisão, apresentem, urgentemente, um novo rumo para as cenas relacionadas à realidade escolar, passando a apresentar as diversas riquezas do ambiente escolar e o processo de formação de verdadeiros cidadãos e cidadãs, homens e mulheres comprometidos com a vida.

Eu creio que tal realidade será modificada, pois acredito na força e na inteligência de meus colegas “seres humanos”..

Eu fiz a minha parte.

Tenho certeza que você fará a sua.

Ricardo Marques

(Orientador Educacional)

Florianópolis, 26 de fevereiro de 2009.

Ricardo Marques

********

Primeiramente deixo claro que não conheço o professor que assina o mail, e também que muito tenho escrito a favor da nobre classe do professorado.

O que o professor Ricardo Marques escreve, a respeito da sua belíssima visão de educação e de educador, dentro do contexto TEÓRICO DO QUE DEVERIA SER A REAL EDUCAÇÃO DE TODO E QUALQUER PAÍS QUE PREZA PELA SUA ORDEM E PROGRESSO E CIDADANIA, está mais do que correto e eu assino embaixo.

Aliás, eu tenho gritado aqui de baixo, em alto e bom tom.

Porém observo que o professor talvez estaja cometendo um equívoco de análise das nossas diferentes realidades nacionais!

Primeiramente, entendo que o sul do Brasil embora infelizmente me pareça já começar a se contextualizar nas mazelas sociais espalhadas pelo nosso todo, ainda é uma amostragem boa do que deveria ser as demais regioões brasileiras, mas não é uma amostra fiel das demais tristes realidades, da situação calamitosa que enfrenta o professorado do país.

Aqui falo da minha realidade de São Paulo.

A novela da globo não me parece ter a intenção de incentivar o desrespeito ao professor, EM ABSOLUTO, mas sim a de denunciar A GRAVE REALIDADE A QUAL OS PROFESSORES, AO MENOS AO QUE OS DA DA REDE PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ESTÃO SUBMETIDOS.

Paradoxalmente as universidades públicas ainda são tidas como padrão educacional de "elite", o que a meu ver me parece muito estranho, já que a educação é uma linha de base contínua de valores e aprendizados.

Aqui me abstenho de entrar em detalhes técnicos, mas acreditem ,falo com conhecimento da realidade. E duma realidade nua e crua, dum caminho de pedras para aqueles que têm o dom de ensinar.

Só ilustrando: Dia desses fui a uma colação de grau de Licenciatura duma turma de alunos da USP.

Espantosamente o paraninfo, um Professor Doutor, se dirigiu à palteia e iniciou seu discurso mais ou menos assim:

-Senhoras e senhores, atentem para o inusitado, eis aqui pessoas em extinção! Fotografem, vamos, fotografem rapidamente tal fenômeno antes que ele se acabe!

Este é um momento raro e mágico de colação de pessoas licenciadas para o dom de ensinar...e de educar!

Aquela fala para mim já disse tudo. Concordo plenamente. Eu e os demais presentes o aplaudimos em pé.

Deveras, parece um milagre que alguém nesse país ainda acredite e lute pela educação.

Desculpem, mas é o que sinto!

Hoje eu rezaria dez vezes se estivesse submeitda à tragédia do ambiente organizacional e educacional das escolas públicas, nas quais a violência física e moral assolam as salas de aula.

Acho que ficaria mais tranquila em ver meu filho fora da escola.

Seria menos prejudicial!

Portanto, não estou aqui em defesa da globo, mas sim da intenção de quem escreveu a novela, e que tão bem denuncia a realidade que INFELIZMENTE assola a educação de grande parte do país.

Isso sem contar a indústria das escolas e universidades privadas, que muitas sem condição alguma de funcionamento prestam um deserviço à educação.! Uma vergonha!

Uma realidade educacional cujas tristes raízes têm razões sociológicas históricas e bem profundas.

E cada vez mais comprometidas por tantas "ervas-daninhas" QUE SE ESPALHAM POR AI, CORROMPENDO TODOS OS VALORES.

Culpa dum povo que se perdeu num caminho de pedras.

Com o devido respeito ao professor que endereça o seu ponto de vista.

Mas... o que vemos todas as noites, professor, foge das telas da globo...para o palco dos nossos dias!

Não é ficção. É a mais pura realidade que está no nosso solo, ao alcance e poder dos olhos de quem não se nega a enxergar.