FIM DO MUNDO OU DA HUMANIDADE?

Nós seres humanos somos tidos como seres sociáveis e animais racionais, o que até agora parecia nos elevar na hierarquia da escala evolutiva.

Dizem que descendemos dos macacos. Coitados deles!

Tenho lá minhas dúvidas, porque quando os observo, desde as contenções dos zoológicos até a plena liberdade na mata virgem, todos eles me parecem dóceis, bem mais sociáveis e simpáticos que nós...apesar de toda essa nossa tão cantada "humanidade"!

Talvez tenhamos sofrido mutações que nos transformaram nesses seres a eles semelhantes, porém inacreditável e diferentemente tão violentos.

Refiro-me aqui, a tudo que estamos assitindo nos últimos tempos no que se refere a nossa crônica e prevalente violência social urbana.

Quando achamos que nada mais vai nos asssutar, somos surpreendidos com um crime mais bárbaro, com maiores e inimagináveis requintes de crueldade.

Eu sei que o assunto é velho e que de nada adianta falar.

É como enxugar gelo!

Mas, temos que nos resignar e assistirmos a tudo de mãos atadas, com essa sensação horrível de impotência pessoal?

Mas o que afinal estaria ocorrendo?

Sinais dos tempos ou ingerência, com negligência política para o social?

Esse último caso de pessoas sequestradas e lançadas num penhasco no Rio de Janeiro é de horrorizar!

O que dizem as autoridades do país? Quais as soluções que poderiam ser adotadas a curto prazo?

O que diz o poder das nossas instituições legais e jurídicas?

Como se posicionam os homens que fazem e os que mandam cumprir as leis?

Quais as reformas urgentes que o nosso sistema jurídico penal e penitenciário necessitaria para que não nos sintamos apenas ao"Deus dará", já que mesmo Deus só ajuda a quem cedo madruga?

Por que, "deitados em berço esplêndido" só adormecemos, então?

Qual a força que emana das nossas mãos enquanto cidadãos que clamamos por proteção contra a violência dos crimes advindos da marginalidade social crescente em proporção geométrica?

Há ou não há solução para a cidadania?

Temo que a resposta seja negativa.

Estava eu a fazer uma analogia com a nossa festa de carnaval que acabou de terminar.

Uma maravilha de exemplo de como a união faz a força, quando a vontade é a prioridade que impera.

Por que chegamos nesse cenário social caótico?

Por que perdemos o respeito pelo que nos é mais sagrado... a vida e a plena liberdade de viver?

Por que não se tem união para mudar nossa história tão lamentável e alarmante de violência e criminalidade?

Por que tanta deterioração social, a despeito dum país que historicamente caminha por lutas sociais e políticas para o bem do todo?

Por que tanto paradoxo? Enfim, porque tampamos o nosso sol tropical com a peneira da indiferença?

Enfim, responda aquele que tiver as respostas.

Eu não as tenho.

Só sei que ao sair pelas ruas, hoje rezo para encontrar um "pit bull", se tiver que escolher entre ser atacada por um deles ou pelos hediondos frutos sociais do descaso.

Que Deus tenha piedade de nós, seres evolutivos numa escala de valores tão pobres...