Espiritismo e o Trabalho Social

Segundo o expositor espírita André Luiz G. Alencar, se pode nomear por "Trabalho Social" todo aquele voltado ao esclarecimento do necessitado material. O espírita deve ser, acima de tudo, fiel aos ensinamentos de Jesus. E o maior ensinamento do mestre Jesus é: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo." Então, no Centro, o espírita coloca-se à disposição para o trabalho espiritual. Mas, atrelado a sua fidelidade à lei de Amor, ao ver-se diante de necessidades materiais, não pode manter-se de braços cruzados. Daí surge o trabalho Social. Outro aspecto importante a se destacar é o fato de que em barriga vazia não se planta o Evangelho. Então, ao buscarmos os irmãos necessitados, ou ao recebermo-lhes a procura de bens materiais; se quisermo-lhes evangelizar, teremos que primeiro saciar-lhes as necessidades básicas materiais.

No entanto, é de conhecimento de todos que a crise financeira existente hoje em case toda sociedade brasileira é cada vez mais grave, sobretudo porque, a família brasileira gasta suas economias com educação, segurança, plano de saúde, moradia etc. E neste ínterim, a manutenção do trabalho social, desenvolvido pelas Instituições Religiosas e as Organizações não-governamentais, muitas vezes, fica em segundo plano. Porém, isto não é desculpas quanto se trata de trabalhos sérios e bem organizados espalhados em todo território nacional. Quando se têm união: tudo é possível!

O Estado, devido ao neoliberalismo desenfreado, de forma contundente cada vez mais se afasta de suas obrigações no campo social transferindo-as às Instituições Religiosas e organizações não-governamentais que se mobilizam, junto as comunidades, e acabam fazendo trabalhos milagrosos e dignos de atenção.

No Brasil, o Espiritismo tem um papel fundamental neste engajamento. O Projeto Lar Fabiano de Cristo, por exemplo, é um exemplo de solidariedade e compromisso social. O projeto é fruto de um longo processo de amadurecimento, por meio do qual aperfeiçoa continuamente sua visão e técnica dos processos de inclusão social representando marco diferencial dentro da assistência social no Brasil. O Lar Fabiano de Cristo atua em quase todas as unidades da Federação como uma organização social em estrita consonância com a legislação vigente, utilizando modernas técnicas de assistência em todos os seus empreendimentos. Por isso mesmo, tem compromisso com a eficácia de suas ações no processo de promoção humana. Foi admitido como órgão de consulta da UNESCO por sua metodologia de trabalho, que já foi apresentada em Dakar e Bangladesh para centenas de países.

Todavia, todo este trabalho requer dedicação, visão de futuro e manutenção. Nesse sentido, assistir é educar. Educar é orientar na direção do bem comum. Significa atuar diariamente, desde muito cedo, para a fixação de bons hábitos de saúde física e mental, para a aquisição de valores da ética social e pessoal e de habilidades que permitam o exercício profissional.

Portanto, os valores de fé, de amor e de persistência, nos levam à reflexão de que a caridade deve substituir a filantropia, sendo trabalho útil, ativo, passando a existir nos moldes dos mundos superiores, onde o trabalho em lugar de ser impositivo, é conquista do homem livre que serve sempre, sem cessar, buscando sempre assistir mas promover o ser humano, buscando ensinar a pescar, não apenas dando o peixe, como nos ensinou.

Roberto Cerqueira Dauto

Professor e psicopedagogo

Roberto Cerqueira Dauto
Enviado por Roberto Cerqueira Dauto em 03/05/2006
Código do texto: T149419