Conflitos internos do ser.....

Às vezes, acabamos agindo por força de nossos desejos escondidos lá no fundo da alma.... não pensamos nas consequências que isso pode nos trazer... simplesmente agimos pela impetuosidade do momento vivido....

Muitas vezes pensamos que estamos fazendo a coisa certa, no momento e hora certa... mas mesmo assim, no decorrer da concretização do ato achamos e pensamos se estamos agindo de maneira certa ou apressada.... impensada ou prudente....

Só vamos nos dar conta de que algo saiu errado, ou melhor, não necessariamente errado, mas não da forma de como queríamos que saísse quando a coisa que pensávamos em fazer se concretiza aos nossos olhos.... e acontece de forma tão casual e sem requintes extraordinários que terminamos por nos decepcionar e frustrar-nos amargamente em nosso íntimo ser....

O que nos resta é isso: perceber os sentimentos que nos afloram e avaliarmos as nossas atitudes diante dos outros, os quais criamos expectativas, mesmo sem querer e contra a vontade.... às vezes percebo que o problema maior está em nós mesmos.... de não querermos perceber as coisas da forma de como se apresentam agora.... nesse momento real... começamos a projetar situações hipotéticas e ilusórias em nossa mente e o resultado é simplesmente esse: a decepção e frustração próprias de nós mesmos....

Mas o interessante e importante perceber é isso: esse sentimento que nos aflora e nos faz pensar em nossas atitudes, mesmo que poucamente impensadas e ordinariamente concretizadas, colocando-nos amargura e tristeza em nós mesmos.... decepção e angústia em nosso interior...

Uma das verdades é essa: o ser humano cresce e matura sua personalidade em meio aos conflitos internos e externos... é essa percepção que lhe dá sustentação no seu discernir e pensar.... é aos poucos que ele vai tomando consciência de si e se permitindo a uma transformação interna, saindo de pequenas e nauseabundas atitudes próprias para atitudes que edificam e solidificam a sua personalidade....

A maturidade se dá aos poucos.... através das situações vividas.... da experiência particular de cada ser vivo.... de minha própria experiência...

André Ícarus
Enviado por André Ícarus em 05/05/2006
Reeditado em 05/05/2006
Código do texto: T150863