A meditação é o caminho

Para os Gurus – especialistas, meditação é o ato de escutar, representa, ao mesmo tempo, a âncora e as asas do ioga.

Para Krishna, no livro Bhagavad Gita, “A mente é inquieta, turbulenta, forte e irredutível. Eu a considero tão difícil de domar quanto ao vento”.

Escutar o silêncio exige disciplina mental.

Mente, em pensamentos que pulam de galho em galho, que tem dúzias de ideais ao mesmo tempo, raramente está no momento presente. Desconectadas e sem disciplina, escravizam a si mesmas, com excesso de apego emocional que acompanha o pensamento o tempo todo.

Cada um é o que pensa, emoções são escravas de pensamentos. Sendo assim, cada um é escravo das próprias emoções.

Como concentrar-se inteiramente em um só ponto, como conseguir isso, quando quase todo mundo, senão todos, vivem para mil e uma coisas ao mesmo tempo, juntas?

Como realizar bem cada uma das situações que assumimos no dia-a-dia, quando se está “ligado a tudo”, ouvindo ao fundo, o tic-tac de bomba relógio, lembrando os vários projetos por realizar, borbulhando na mente sem parar. Cada um deles com datas “pré-fixadas” para serem entregues. Todos urgentes, pra ontem. Como acompanhar tudo, fazer com que tudo dê certo, sem de fato estar harmonicamente concentrado em cada um deles, independentemente?

Não estaria ai o motivo das pessoas terem se tornado cada vez mais tensas, impacientes, exigentes consigo mesmas e com as pessoas ao redor, dispersas de suas qualidades e capacidades pessoais e da essência de cada um. Afinal, cada um é primordial, acima de tudo.

Como perceber onde estamos ou onde queremos chegar? O que somos e o do que precisamos de fato para nos sentir plenos e felizes no presente. Vivenciando o momento real, o aqui e agora?

Será que você, que está lendo este texto, saberia dar uma resposta a si mesmo?

Experimente fazer o exercício de perceber o silêncio. Veja se você é capaz de esvaziar sua mente de todas as preocupações e incumbências pré-estabelecidas por si mesmo. Descubra por quanto tempo e qual a sensação que esse exercício, solitário e individual lhe provoca.

Talvez esteja ai uma pergunta que somente a sua capacidade de olhar pra si mesmo, somente através desse contato com sua própria essência, possa lhe trazer uma sincera resposta, de como você escolhe viver o momento presente. Experimente!

Fonte 1: Livro – Comer, Rezar, Amar, da jornalista, contista e romancista, Elizabeth Gilbert, Ed. Objetiva.

Fonte 2: Livro – Bhagavad Gita - a mensagem do mestre, Ed. Pensamento

Cássia Nascimento
Enviado por Cássia Nascimento em 31/03/2009
Reeditado em 31/03/2009
Código do texto: T1515271