"Eu te amo"

A frase "eu te amo" vem sendo dita com tanta frequência que começamos a não sentir seu impacto. Dizer "eu te amo" para quem está ao teu lado, saudável, dando-te apoio é fácil, o difícil é dizê-la quando estamos em situações delicadas.

Imagina que tens um relacionamento estável com um homem/mulher, mas que essa pessoa descobre que tem uma grave doença ou entrou num estado crítico (coma vegetativo, por ex.). Será que tu continuarás amando a pessoa com quem estava mesmo sabendo que ela nunca mais poderá voltar a si, que ela pode morrer a qualquer instante ? Qual seria a tua reação se não pudesses escutar esta pessoa falando mais "eu te amo" ? Esperarias uma vida inteira os seus olhos se abrirem novamente ? Sendo bem carnal, ficarias sem sexo o resto de tua vida porque a pessoa que tu amas está em cima de uma cama, respirando e comendo por aparelhos ou depois de certo tempo procuraria refazer sua vida com outra pessoa ? Seria certo refazeres a tua vida com outra pessoa enqüanto a pessoa que tu dizias amar está presa a uma cama sem poder sequer se expressar ?

Faço tantas perguntas porque quero descobrir o verdadeiro significado da expressão "eu te amo". Para mim, amar é apoiar a pessoa que está ao teu lado incondicionalmente, abdicar de certas coisas para o seu bem-estar (E não estou falando de abdicar de coisas do tipo ´Minha namorada não gosta da minha amiga e não vou falar mais com ela.`, mas de sexo por amor, trabalho por problemas de saúde/psicológicos com a pessoa amada, etc), ser sincero em todos momentos e não ficar fazendo joguinhos de sedução, enfim, transformar a pessoa amada em confidente, amiga, única, fazendo tudo o que estiver ao teu alcance para que ela seja feliz. No entanto, será que todo mundo que diz "eu te amo" faria qualquer coisa para ver o bem-estar alheio ou pior, será que tu farias QUALQUER coisa para ver o bem-estar de teu parceiro ?
Beatriz Martorelli
Enviado por Beatriz Martorelli em 12/05/2006
Reeditado em 16/05/2006
Código do texto: T155097