O Papel do Professor em EAD

Entendi que Andragogia trata do ensino de adultos. Envolve a adaptação do conteúdo àquilo que o aluno adulto já traz como experiência e conhecimento. :-) (e também adaptar aos Objetivos que o aluno adulto já traz quanto ao conteúdo, pq ele "já sabe o que quer de um curso", diferente das crianças, que geralmente são conduzidas.) É que fazendo relações do conteúdo novo com a experiência velha é que se produz o sentido da aprendizagem do adulto. ;-) Por isso, a parte tecnológica das arquiteturas pedagógicas pode aproveitar para usar todos os recursos multimídia que auxiliem a aprendizagem, pq os alunos são multimídia, e estão "a mil". Acho que esse é o único jeito de aproximar o conteúdo da vida do aluno, para a aprendizagem fazer sentido.

Acho que as Habilidades&Competências dos profes se referem a conhecimentos que permitem tomar decisões adequadas, envolvem o conhecimento que vem da experiência para ter a clareza de objetivos para adaptar todos os elementos da arquitetura pedagógica de modo a tornar a sua EAD verdadeiramente centrada no aluno. :-) Por isso, o papel do professor de EAD exige as C&H de reformular maneiras de se colocar frente ao conteúdo (que precisa ser interessante para o aluno) e frente ao aluno (para efetivamente convencê-lo disso) e frente aos grupos de alunos (para que mantenham esse interesse e interajam numa aprendizagem cooperativa que produz conhecimento compartilhado, num processo em que o tutor faz o meio-de-campo). É que a EAD "cria um espaço coletivo que impulsiona a construção de conhecimentos, sendo possível aprender com o outro, com as trocas, sendo necessário que o professor diversifique suas estratégias e recursos didáticos". ;-)

Entre as *melhores práticas* para o ensino virtual centrado no aluno estão justamente o bom uso dos recursos que permitem e incentivam a interação e a cooperação entre aluno e professor, e entre os próprios alunos, colaborativamente. Creio que é assim que se incentiva a aprendizagem ativa, responsável e produtiva! :-)

Da parte do aluno, creio que sejam necessárias competências e habilidades para ser responsável pela própria aprendizagem ativa e autônoma, descobrir como aproveitar as funcionalidades de um ambiente virtual, se autodisciplinar para atender as propostas da EAD, e saber procurar assuntos de seu interesse dentro do tema da "aula", se aprofundar neles para que façam sentido, e assim saber curtir e aproveitar na sua própria vida, em situações práticas, o conhecimento (C&H) que ele vai desenvolvendo. :-)

E é assim (adaptando o conteúdo) que o professor consegue *convencer* o aluno de que o curso *vale a pena*: mostrando para ele as ligações (e as vantagens) que esse conteúdo vai oferecer para a vida prática (ou para o entendimento do mundo) do próprio

aluno. Maravilha! Essa flexibilidade e a adaptação, em termos dos Objetos de Aprendizagem, podem estar tanto na produção contínua quanto em uma consequente biblioteca de Objetos à disposição do professor para adaptar o conteúdo às necessidades dos alunos, usando os recursos disponíveis para interatividade e de organização (ainda que não-linear) dos conteúdos, como fóruns, chats, e respostas rápidas às dúvidas dos alunos! :-)

23/04/2009 13:41:07