A responsabilidade de se ter um filho

Com a crescente banalização do sexo e a falta de uso de preservativos, tem-se um maior número de mães adolescentes que em sua maior parte mal se criaram e já cuidam de outra vida. Ter um filho é fácil, fazemos com imenso prazer, esperamos apenas 9 meses e parimos com extrema facilidade, mas será que tão bem é fácil assim criar uma criança ?

Ter um filho é trazer uma nova vida ao mundo. É ensinar uma nova pessoa a andar com suas próprias pernas. Já percebeste qual é a importância dos pais quando têem uma criança ? O bebê que nasce não tem noção do que acontece aqui fora. Ele não fala, não anda, não lê, não raciocina, nem sequer come sozinho. Esta vida depende completamente dos pais desde o momento em que nasce.

Nascimento ? Algo fenomenal, sem dúvidas. Mas já pensaram no antes disso ? Desde o momento da concepção do bebê até o momento de seu nascimento, 9 meses se passam e achamos isso banal, será que realmente é ? O que se passa durante esses 9 meses ? Será que a criança pode sentir a rejeição ou a aceitação da mãe ? Creio que sim ! Então, segundo o que acredito, o que devem sentir os "filhos do acaso" ?

Depois dos nove meses, vem o período de ensinar. Ensinar a andar, a falar, a se adaptar tanto aos valores morais quanto aos do ordenamento jurídico. É de fundamental importância para a vida deste indivíduo ter um bom guia e para este guia ser bom, é claro  que deve estar preparado tanto fisicamente quanto espiritualmente para receber este novo ser. O que me pergunto é: Será que toda pessoa que tem filho está preparada física e psicologicamente para assumir a responsabilidade de ensinar os primeiros conceitos de vida à uma outra pessoa ?


Beatriz Martorelli
Enviado por Beatriz Martorelli em 20/05/2006
Reeditado em 20/05/2006
Código do texto: T159268