ESPIRITISMO - A DUVIDA E A VERDADE UNIVERSAL!

A duvida atormentará sempre aos espíritos, por que a Verdade esta relacionada com os fatos, mas nem sempre com as teorias que se tenham formulado pela observação mesma destes fatos.

Como já disse em outras oportunidades, a Verdade Unica - Universal, assemelha-se a um “diamante muito puro e da mais perfeita lapidação, que irradia se em forma de luz em todas as direções” - diamante brilhando no Infinito.

O espírito que esta fora do diamante e o observa de longa distancia, só consegue enxergar do brilho da Verdade as irradiações da forma como estas lhes chegam – por vezes distorcidas pelos desvios do longo percurso e, raramente compreende adequadamente todas as faces da ÚNICA Verdade. Alie-se a isto que em função de ser UNA, a Verdade e estática – não muda -, e ai então por analogia podemos dizer que este “diamante”, ao representar a Verdade, não gira fica parado, irradiando a sua luz infinita.

Nesta linha de raciocínio, ao contrario do que deveríamos supor os que estão mais próximos do diamante, necessariamente não o estão também da compreensão maior da Verdade -, porque necessitaria circundar o diamante para, somando todas as irradiações de suas diversas faces, tentarem compreender a sua unicidade. E por assim ocorrer somente compreendem algumas faces da una Verdade – as que se irradiam na sua direção.

Porem, uma coisa podemos afirmar, com absoluta certeza, que em se esforçando na busca da compreensão maior da Verdade, vamos nos aproximando cada vez mais do diamante, ate o ponto em que, quando menos esperamos nos encontramos dentro do “diamante” e ai então conseguimos compreender definitivamente a unicidade da Verdade infinita de Deus.

Neste ponto da evolução do espírito humano, de dentro do “diamante”, passamos a ser mais um a irradiar a Verdade, de dentro dela, para todas as direções em favor dos que a buscam e observam.

Acalmemos então nossos espíritos, nas duvidas em relação a querermos ser os donos da Verdade. Pois que as oportunidades de crescimento que nos são dadas na evolução pela eternidade, são para que quanto mais cresçamos, mais estejamos na posse de níveis maiores da compreensão da única Verdade; ate o ponto em que culminemos nossa evolução, fazendo parte integrante desta mesma Verdade.